Voltar

DAAD lança chamada de auxílio a bolsistas de doutorado brasileiros

Está aberta até 15 de novembro a nova chamada do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), voltado a doutorandos brasileiros com bolsa nacional. O programa oferece um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (FACEPE, no caso de Pernambuco).  O incentivo inclui: Auxílio mensal de EUR 650,00, auxílio para passagem aérea de EUR 1.575,00 (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade do auxílio) e seguro-saúde.

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira), em estadias a serem realizadas entre 01/05/21 e 31/01/22. Os contemplados podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Todos os detalhes sobre o auxílio, os requisitos e o processo de candidatura se encontram neste link, neste documento em português e no edital no site da central do DAAD.

 

Mais informações
www.daad.org.br/auxilio
www.daad.org.br/atendimento
auxilio@daad.org.br

Data da última modificação: 16/10/2020, 12:09