Voltar

Bolsas ELAP de pesquisa no Canadá

A iniciativa contempla alunos de graduação e pós-graduação que desejem realizar pesquisas de 4 a 6 meses no país

A DRI publica agora a chamada de inscrições para as bolsas da modalidade Research Internship do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), que visa contribuir para o intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e canadenses e custear despesas com passagem, hospedagem, seguro, transporte e material acadêmico durante o período no Canadá. Discentes de graduação só podem realizar estágios de pesquisa de 4 meses em instituições conveniadas à UFPE, enquanto estudantes de pós-graduação podem candidatar-se a qualquer IES canadense que participe do ELAP, para pesquisas de 4 a 6 meses.

O valor da bolsa para estudantes de graduação é de aproximadamente $ 8.200,00 dólares canadenses. Para os estudantes de pós-graduação, o valor é de $ 8.200,00 dólares canadenses, para um período de 04 meses de pesquisa, ou de $ 11.100,00 dólares canadenses, para pesquisas com duração de 5 a 6 meses. Os discentes devem estar cientes de que o depósito do valor é realizado cerca de 3 semanas após a chegada ao Canadá, por isso é necessário que ele possa arcar com os custos da passagem e hospedagem no início do período de mobilidade.

Para candidatar-se, é necessário que o discente encontre um professor supervisor na IES canadense e realize a candidatura diretamente na universidade estrangeira. A DRI fornecerá apenas comprovante de matrícula e cópia do convênio com a IES canadense, após conferir se o discente cumpre todos os requisitos de candidatura. O prazo de inscrição varia de acordo com a IES de destino, porém o prazo de envio da documentação pela DRI é de até 05 dias, portanto os discentes devem considerar este prazo ao enviar o formulário. Mais informações estão disponíveis na chamada.

MATCHING SERVICE ETS - A École de Technologie Supérieure oferecerá a oportunidade de matching service a 2 estudantes da UFPE, na qual a instituição tentará encontrar um docente para supervisionar o discente durante  o estágio de pesquisa na instituição. A DRI nomeará nesta modalidade o primeiro discente de graduação e o primeiro de pós-graduação que enviarem a seguinte documentação de forma completa até 02 de fevereiro:

  • Formulário de candidatura da ETS, preenchido em inglês ou em francês
  • CV em inglês ou em francês,
  • Histórico acadêmico em inglês ou em francês
  • Carta de recomendação de um docente, em inglês ou francês (não é necessário tradução oficial). 

A indicação pela DRI e participação na matching session não gera expectativa nem à vaga nem à efetiva localização de um supervisor pela ETS. Caso os discentes que participem encontrem supervisores, eles terão que realizar a candidatura regular ao programa, como os demais participantes da chamada. Mais informações na chamada da UFPE.

PROGRAMA ACADÊMICO - Em breve a DRI publicará informações sobre mobilidades dentro da categoria acadêmica para a graduação.

 

Mais informações

Chamada da UFPE

Site do Governo Canadense 

Formulário de Candidatura ao Matching Service da ETS (até 02 de fevereiro), link na chamada acima

Formulário de Candidatura ao Research Internship 

divulgacao.dri@ufpe.br

Data da última modificação: 31/01/2023, 07:25