Departamento de Física

17/12/2021 Colóquio (WEBINAR) Pinças Ópticas e Pontos Quânticos nas Interfaces Biológicas - Adriana Fontes (Departamento de Biofísica e Radiobiologia, Universidade Federal de Pernambuco)

Título:

Pinças Ópticas e Pontos Quânticos nas Interfaces Biológicas

Coloquialista:

Adriana Fontes

Departamento de Biofísica e Radiobiologia

Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:

Pinças ópticas e pontos quânticos (PQs) têm se destacado como ferramentas versáteis para as ciências da vida. A pinça óptica é uma técnica sensível capaz de (i) capturar células ou biomoléculas, e medir suas propriedades biofísicas, sem contato mecânico; (ii) detectar pequenas mudanças nas propriedades mecânicas, estabelecendo correlações com alterações bioquímicas, e (iii) analisar sistemas biológicos individualmente, ajudando a identificar assinaturas de diversas condições biológicas. De forma complementar, a nanotecnologia tem permitido o desenvolvimento de plataformas híbridas multifuncionais para aplicações biológicas. Destacam-se nesse contexto os PQs, nanocristais de semicondutores com fluorescência fotoestável, que apresentam superfície quimicamente ativa para conjugações com biomoléculas, outras nanopartículas ou superfícies. Assim, nesta apresentação vamos ilustrar o potencial dessas ferramentas para as ciências da vida apresentando aplicações realizadas com eritrócitos, células cancerosas e microrganismos."

Data, horário e local:

17 de dezembro de 2021 (sexta-feira) - 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar com o email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 14/12/2021, 15:05

Contato Contato