Departamento de Física

11/09/2020 Colóquio (WEBINAR) Da nanotecnologia a sensores biológicos: Desvendando a física de spins de biossensores em nanoescala.- Clarice D. Aiello (University of California - Los Angeles (UCLA))

Título:

Coloquialista:

Clarice D. Aiello (University of California - Los Angeles (UCLA))

Resumo:

Evidências de estudos in vitro e in vivo sugerem que estados coerentes de spin podem ser a base para fenômenos como a detecção de campos magnéticos na navegação animal e a magnetossensibilidade de reações metabólicas envolvidas no estresse oxidativo celular. Caso esta hipótese esteja correta, é possível afirmar que organismos se comportam, por um curto período, como “sensores quânticos vivos” e podem ser estudados e controlados usando técnicas de detecção quântica primariamente desenvolvidas para sensores tecnológicos. Neste sentido, será abordada a estratégia adotada por meu grupo de pesquisa para medir e controlar estados coerentes em proteínas, células e organismos a fim de entender como eles interagem com seu microambiente e como esta interação regula processos fisiológicos.

É possível estabelecer estados coerentes de spin como responsáveis – ou não! - por fenômenos de biossensorização fisiologicamente relevantes? Podem estados coerentes de spin ser manipulados para obter vantagens tecnológicas e terapêuticas?

Data e horário:

Sexta-feira, 11 de setembro de 2020 às 16h

Através do Google Meet:

meet.google.com/scq-qdpq-vyu

Link da transmissão ao vivo:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br).

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 09/09/2020, 10:59

Contato Contato