Departamento de Eletrônica e Sistemas

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Serviço de Cirurgia Plástica do HC realiza procedimento de alta complexidade nesta terça-feira

Intervenção contará com professor da Faculdade de Medicina da Baylor, no Texas, que irá compartilhar seus conhecimentos com médicos da unidade

Foto: Passarinho

HC vai sediar o procedimento microcirúrgico de alta complexidade

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), volta a realizar uma cirurgia de reconstrução da mandíbula, na próxima terça-feira (11). O procedimento microcirúrgico, que é de alta complexidade e deve durar cerca de oito horas, desta vez, será assistido pelo cirurgião plástico Marco Maricevich, graduado em Medicina pela UFPE, radicado nos Estados Unidos e professor da Faculdade de Medicina da Baylor, no Texas.

Pós-doutor pela Universidade de Harvard, com formação cirúrgica pela Mayo Clinic e Universidade de Pittsburgh, e com especialização em microcirurgia no MD Anderson Cancer Center, Maricevich tem larga experiência nesse tipo de procedimento e passará seus conhecimentos para a equipe do HC (profissionais das cirurgias plástica, vascular, de cabeça e pescoço, além de anestesiologistas e equipe de apoio). “Esta será uma boa oportunidade para todos os que estarão envolvidos no procedimento, pois vamos aprender com um profissional que tem a expertise de realizar esse tipo de cirurgia com uma frequência bem maior do que a nossa”, explica o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

A cirurgia consiste no transplante da fíbula (um dos ossos da perna) para moldá-lo e adaptá-lo para desempenhar a função da mandíbula. “É uma cirurgia longa, muito complexa e envolve muitos profissionais porque é necessário captar um osso, moldá-lo, fazer a ligação da artéria e da veia para ‘alimentar’ de nutrientes e oxigênio esse osso que está mudando de lugar”, informa Anlicoara.

A paciente é uma mulher, de 48 anos, que perdeu 70% de sua mandíbula após a retirada de um tumor há quatro anos, o que provocou a deformidade física e prejuízo nas funções da fala, respiração e alimentação. Ela será a sétima pessoa a passar por esse tipo de cirurgia no HC. A última operação com essa complexidade foi realizada, em maio de 2014, para a retirada de um cisto, que causava a deformidade no rosto de um jovem de 18 anos, e durou 12 horas.

A cirurgia de terça-feira deverá ser mais rápida em virtude do uso da tecnologia 3D. “Realizamos uma tomografia da face e outra da perna esquerda da paciente (de onde será retirada a fíbula) e por meio de um software foi gerada uma impressão 3D no tamanho certo que vai servir de protótipo para a adaptação do osso. Isso vai nos poupar cerca de uma hora e meia de cirurgia”, explica o cirurgião plástico Pablo Maricevich. Essa prototipagem 3D é uma parceria do HC com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP).

Date of last modification: 07/07/2017, 15:44

Web Content Display Web Content Display

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Web Content Display Web Content Display

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Gustavo Medeiros de Souza

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-8255

Web Content Display Web Content Display