Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Assembleia reúne reitores de universidades latino-americanas francófonas hoje (20) e amanhã

Evento reúne representantes de 40 universidades públicas e privadas que desenvolvem atividades de língua francesa

Fotos: Passarinho

Anísio Brasileiro, atual presidente do Conselho Executivo da Crula, disse
que o objetivo é fomentar uma perspectiva de internacionalização solidária

A II Assembleia Geral da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula) Membros da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) reúne representantes de 40 universidades públicas e privadas que desenvolvem atividades de língua francesa, hoje (20) e amanhã (21), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria da UFPE, Campus Recife. Com o tema central “A francofonia universitária na América Latina: uma solidariedade ativa”, o evento visa a ampliar a colaboração entre os seus membros e renovar o seu Conselho Executivo. A abertura do encontro aconteceu na manhã de hoje (20).

“Nós temos como objetivo fomentar uma perspectiva de internacionalização solidária em torno de quatro grandes eixos. Primeiro, a mobilidade estudantil entre os países das universidades da América Latina; segundo, o ensino da língua francesa dentro da diversidade e da riqueza que é a cultura dessa língua; o terceiro diz respeito ao fomento a pesquisas em áreas estratégicas, que possam impulsionar e contribuir para melhorar a qualidade de vida da população da América Latina; e o quarto aspecto é a preocupação com a governança e empregabilidade dos jovens no que diz respeito a inovações tecnológicas, educação a distância, de modo que a língua francesa possa contribuir para um mundo melhor e mais fraterno”, explicou o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, atual presidente do Conselho Executivo da Crula.

O reitor da AUF, Jean-Paul de Gaudemar, que integrou a mesa de abertura junto com Anísio Brasileiro, falou sobre a importância de a Crula construir projetos coletivos e estruturantes, capazes de responder aos desafios sociais contemporâneos, destacadamente, na América Latina. Para ele, a solidariedade e a integração cultural são essenciais neste processo.


O reitor da AUF, Jean-Paul de Gaudemar, falou sobre a importância de
a Crula construir projetos coletivos e estruturantes

A abertura também contou com a participação, via videoconferência, do vice-reitor e diretor regional Américas da AUF, Abderrahmane Rida. Nesta manhã, ele também apresentou, on-line, o relatório de trabalhos da Crula e as perspectivas para 2018-2020. 

A solenidade de abertura do evento ainda teve a presença da vice-reitora da UFPE, Florisbela Campos, e de pró-reitores e gestores da UFPE. A programação da II Assembleia Geral da Crula prossegue, hoje (20) e amanhã (21), com oficinas em plenária, apresentação e votação do Estatuto da Crula, eleição do novo presidente do Conselho Executivo da Crula, além de assinaturas de convênios.

2017 – A primeira assembleia geral da Crula foi realizada em Bogotá, na Colômbia, no ano passado. Na ocasião, quatro grandes eixos de colaboração foram estabelecidos pelos participantes: língua francesa, pesquisa, mobilidade estudantil e governança. 

Confira o álbum de fotos, de autoria de Passarinho.
 

 

Data da última modificação: 20/09/2018, 14:29