Departamento de Engenharia Química - DEQ

Notícias Notícias

Voltar

UFPE marca presença no 8º Fórum Mundial da Água com projeto sobre segurança hídrica nas Américas

O projeto conta com grupos de pesquisa de cinco países das Américas com larga experiência no tema recursos hídricos em regiões semiáridas

O projeto de pesquisa intitulado “Ciência Inovadora e Diálogo Político Influente para a Segurança Hídrica nas Américas Áridas”, realizado pela UFPE em parceria com a Universidade do Arizona foi selecionado para ser apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água , que está acontecendo em Brasília, desde o dia 18 até sexta-feira (23). O projeto conta com grupos de pesquisa de cinco países das Américas com larga experiência no tema recursos hídricos em regiões semiáridas.

Com o intuito inicial de mapear mudanças globais de importância, o estudo busca gerar novos conhecimentos sobre fenômenos naturais e as dimensões humanas, além de desenvolver estratégias de comunicação e implicações políticas. Os professores Alfredo Ribeiro Neto (coordenador do projeto) e Suzana Montenegro (pesquisadora), ambos do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, estarão presentes no evento. Alzira Saraiva Souza e Maria Tereza Dutra também fazem parte do corpo executor do projeto de pesquisa.

Para a professora Suzana Montenegro, o Fórum é uma grande oportunidade para a troca de experiências e para a UFPE. “É o evento mais importante a respeito de recursos hídricos por conta de sua abrangência mundial, alcançando diferentes públicos e regiões, sendo de grande importância, para nós da UFPE, participar desse fórum. Através do projeto, tivemos a oportunidade de propor uma sessão relacionada ao que nós chamamos de processo temático, mais especificamente com o tema clima, que tem toda uma relação com a água. Acredito que o debate vai ser muito rico, pois o fórum tem um processo organizacional que garante a participação de diferentes setores e a academia se insere muito bem nesse processo”, destaca ela.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, todos com uma mesma missão: “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

De acordo com a professora Suzana, “o projeto, financiado pelo IAE (Instituição Amiga do Empreendedor), tem justamente como tema central o diálogo e a ciência política, no sentido de direcionamento de questões relacionadas à água, à gestão, à conservação etc. Daí a importância de participarmos de um evento desse porte. Essa participação terá um grande retorno não só para o projeto, mas também para a UFPE, nas discussões em sala de aula e na elaboração de projetos futuros. É uma grande oportunidade para a nossa universidade, para o setor de recursos hídricos – com o apoio e a gestão administrativa da Fade – e para o país”.

 

 

Data da última modificação: 19/03/2018, 16:23

Contato Contato

Secretaria Geral
(81) 2126-8238
Engenharia Química
(81) 2126-7293
Engenharia de Alimentos
(81) 2126-8717
Química Industrial
(81) 2126 8717 ou 2126 7293

Localização Localização