Voltar

HC faz programação de consultas e exames na Semana Mundial da Voz

Foram encaminhadas, ao todo, 50 pessoas para a realização de exames no serviço de Otorrinolaringologia

O Hospital das Clínicas da UFPE, por meio de seus Serviços de Otorrinolaringologia, de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Fonoaudiologia, está participando da 16ª Semana Mundial da Voz. Na manhã de hoje (16), data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, o HC realizou triagem e exercícios entre os usuários e acompanhantes com o intuito de verificar pessoas com distúrbios na voz que necessitem de uma maior investigação. Foram encaminhadas, ao todo, 50 pessoas para a realização de exames no serviço de Otorrinolaringologia, que serão efetuados até o encerramento desta semana. O HC é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh

Equipe realizou triagem e exercícios entre os usuários e acompanhantes

“A campanha foi criada para prevenir e diagnosticar e prevenir precocemente o câncer de laringe, por nossos usuários virem – em grande parte – de cidades do interior, essa é uma oportunidade para eles terem acesso mais rápido a essa triagem e ao diagnóstico de anormalidades na voz e do próprio câncer de laringe”, pontua Daniela de Vasconcelos, fonoaudióloga do HC.

 

O evento contou ainda com uma orientação mediada pelo Serviço de Fonoaudiologia para aqueles que tiveram alguma suspeita de distúrbio detectada durante a triagem. Foram realizados ainda exercícios para a melhora da articulação da fala, projeção de voz e respiração.

A atendente de call center Sandra Raquel tem problemas de rouquidão continuada devido a sua atividade profissional e por este motivo procurou o serviço de Fonoaudiologia do HC. “O aprendizado é excelente. Você consegue perceber a melhoria imediata da sua voz após a sessão de exercícios que foi feita aqui hoje”, salienta.

Além disso, foi apresentado um cordel em homenagem a efeméride, que foi escrito pela professora Coeli Regina Ximenes, do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE.

A campanha que foi iniciada no Brasil em 1999, difundindo-se posteriormente para outras localidades no planeta, tem como objetivo alertar o maior número possível de pessoas a respeito de atitudes para preservação da voz, assim como orientação dos riscos e consequências da falta de cuidados com a voz e laringe.

 

 

Data da última modificação: 16/04/2018, 15:40