O Laboratório de Análises Integradas (Lamai), do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está convocando voluntários para participar de pesquisa sobre a diabetes mellitus tipo 2. O estudo, que ocorre na Clínica Escola de Fisioterapia da instituição, envolve a aplicação de um protocolo de exercícios físicos voltados para o fortalecimento muscular, melhora da sensibilidade e do equilíbrio dos membros inferiores. A pesquisa, realizada sob a orientação da professora Maria do Amparo Andrade, visa avaliar os efeitos dessas intervenções, além de promover debates educativos sobre a doença ao longo das sessões.
Podem participar da pesquisa pessoas com 18 anos ou mais que sejam sedentárias, não estejam em tratamento fisioterapêutico e tenham recebido diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2. Os atendimentos acontecerão duas vezes por semana, na própria Clínica Escola de Fisioterapia da UFPE, e incluirão avaliações antes e depois da intervenção para medir os efeitos obtidos. Durante o protocolo, haverá ainda dois encontros especiais destinados a debates sobre a doença, com a participação ativa dos alunos pesquisadores.
O objetivo principal do estudo é analisar de forma integrada como o fortalecimento muscular, a melhora da sensibilidade e o aprimoramento do equilíbrio podem beneficiar a qualidade de vida de indivíduos com diabetes tipo 2, além de fomentar o conhecimento dos participantes sobre o manejo da condição.
Mais informações
Erika Cavalcante - (81) 98110-5904
Marcela Tiúma - (81) 98621-7381
Lais Bispo - (81) 98796-1921