Departamento de Fisioterapia

Informes Informes

Evento marca fundação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Gerontologia

Clínica Escola do Departamento de Fisioterapia recebe atividades da liga a partir de outubro

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu o evento de fundação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Gerontologia da UFPE (Lafiger). A liga é uma iniciativa de estudantes e professores que visa promover a atualização e produção do conhecimento e da prática da fisioterapia voltada à saúde da pessoa idosa. As atividades de ensino, pesquisa e extensão vão acontecer na Clínica Escola do Departamento de Fisioterapia, de 1º de outubro deste ano a 1º de outubro de 2024. A liga tem coordenação da professora Márcia Alessandra Carneiro Pedrosa e vice-coordenação do professor Joaquim Sérgio de Lima Neto.

Os interessados podem acompanhar as novidades sobre a liga em seu perfil do Instagram. No perfil, a equipe da Lafiger vai compartilhar, por meio de vídeos e postagens informativos, objetivos e benefícios da fisioterapia em gerontologia; dicas e orientações sobre envelhecimento e funcionalidade; novidades e atualizações sobre pesquisas e evidências científicas na área da fisioterapia em gerontologia; eventos e atividades da liga no campo de atuação da especialidade; além de conteúdos relevantes sobre envelhecimento, funcionalidade, entre outros assuntos relacionados. A Lafiger segue os trâmites para registro na UFPE, de acordo com o Edital de Registro de Ligas Acade^micas nº 2/2023. A chamada foi publicada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O evento de fundação, realizado na tarde da última quinta-feira (14), teve a apresentação do coral Canto do Rouxinol, sob direção do facilitador Gilberto Santos. O coral é composto por pessoas idosas vinculadas ao Programa do Idoso (Proidoso) da UFPE. Estiveram presentes representantes de programas e entidades voltadas à saúde da pessoa idosa, como a presidente da Associação de Alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati - Assau) Maria José Paes Barreto; Mario Roberto Agostinho da Silva, vinculado à Coordenação à Unati; pacientes do Projeto Boa Idade da Clínica Escola de Fisioterapia da UFPE; usuários do Proidoso; a professora Erika Valeska da Costa Alves, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Eloine Nascimento de Alencar, professora aposentada do Departamento de Enfermagem; além de estudantes e outros membros da comunidade acadêmica.

Liga Acadêmica de Fisioterapia em Gerontologia

lafiger.ufpe@gmail.com

Comissão de Análise de Ligas Acadêmicas
ligasacademicas.ufpe@gmail.com