Departamento de Fisioterapia

Informes Informes

Voltar

Departamentos adotam protocolo de biossegurança para retomada de atividades práticas

Foram visitados espaços dos Departamentos de Fonoaudiologia e de Fisioterapia, ambos do Centro de Ciências da Saúde

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início a uma série de visitas aos centros que estão oferecendo atividades práticas no ano letivo 2020/2021 para conhecer de perto as ações de biossegurança contra o novo coronavírus implementadas para a proteção de estudantes, servidores e público externo. Os primeiros locais visitados, na tarde de ontem (27), pela pró-reitora Magna do Carmo Silva e pela diretora de Gestão Acadêmica, Kátia Cunha, foram os destinados ao funcionamento dos cursos de Fonoaudiologia e de Fisioterapia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Foto: Bernardo Sampaio

Docentes e alunos vão utilizar equipamentos de segurança

Localizada no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade, a Clínica de Fonoaudiologia Professor Fábio Lessa irá retomar o atendimento aos pacientes – tanto aqueles que vêm sendo acompanhados desde 2019, como também os da lista de espera – na primeira quinzena de fevereiro. Para tanto, foram tomadas medidas de prevenção que vão da transferência da sala de espera para um ambiente ao ar livre à medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel já na entrada da clínica. 

Outras medidas incluem a sinalização no piso e corredores, orientação quanto à paramentação e desparamentação dos estudantes, uso obrigatório de máscara e redução na quantidade máxima de pessoas em cada sala, entre outras providências. Ainda esta semana, os estudantes irão participar de aula remota na qual serão apresentados os procedimentos de biossegurança.

“A gente está com tudo pronto para retomar os atendimentos para o público em geral e também para que os estudantes possam retomar seus estágios e formações, prezando pela segurança e qualidade no ensino”, disse a chefe do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE, a professora Cláudia Marina. De acordo com Marina, obedecendo ao protocolo de biossegurança, os estágios serão realizados de forma híbrida, com os atendimentos mantidos no formato presencial, enquanto que a discussão dos casos e a elaboração dos planos e diagnósticos, entre outros pontos envolvendo a prática, serão realizados de forma remota. “Com isso, a gente vai ter menos fluxo de pacientes e de estudantes na clínica”, afirmou.

Já no Departamento de Fisioterapia, foram visitadas tanto a Clínica Escola de Fisioterapia como as salas de aula da graduação e da pós-graduação, que foram adaptadas para que os estudantes possam ter suas aulas práticas. Na Clínica de Fisioterapia, que irá retomar os atendimentos na próxima semana, também foi adotado um protocolo próprio para receber com segurança pacientes, servidores e estudantes. O protocolo envolve a medição de temperatura, higienização de mãos e calçados com álcool 70%, uso obrigatório de máscara e fracionamento das turmas em subturmas de até seis estudantes sob a supervisão de um professor.

Os cuidados também estão presentes nas salas de aula práticas, com turmas reduzidas, ventilação natural, alternância entre grupos presenciais e remotos e contratação de professores substitutos. “Cada disciplina está se reinventando para atingir o objetivo do aprendizado para os estudantes”, disse a chefe do Departamento de Fisioterapia, Caroline Wanderley. “Todos nós estamos com medo, mas por termos consciência da nossa responsabilidade social, em inserir fisioterapeutas qualificados no mercado para ajudar no combate à pandemia, tanto na linha de frente, quanto na reabilitação após a alta hospitalar, resolvemos encarar o desafio. Está sendo um grande esforço de todos os docentes e do Departamento de Fisioterapia, e vai ser uma vitória de todos. Especialmente, dos estudantes”, completou Caroline.

“A Universidade tem os protocolos de segurança publicados desde o início do semestre passado. Através deles, cada centro acadêmico elaborou seus próprios protocolos de biossegurança para o acompanhamento das atividades presenciais”, disse a pró-reitora de Graduação Magna do Carmo Silva. “Foi um trabalho coletivo que envolveu a gestão central, direções de centro, coordenações de cursos, chefias de departamentos e chefes de clínicas e laboratórios”, completou a pró-reitora. Os próximos locais a serem visitados pela Prograd são o Centro de Ciências Médicas (CCM) e o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate).

Data da última modificação: 27/01/2021, 15:05

Contato Contato

Chefia de Departamento
Profa. Dra.Caroline Wanderley Souto Ferreira
(81) 2126-8490
Sub-Chefia de Departamento
Profa. Dra. Juliana Netto Maia
(81) 2126-8490
Clínica Escola de Fisioterapia

Coordenador: Prof. Dr. Joaquim Sérgio de Lima Neto Vice-Coordenadora:Profa. Dra. Angélica da Silva Tenório

(81) 2126-7696
Coordenação do Curso
(81) 2126-8492
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia

https://www.ufpe.br/ppgfisioterapia

(81) 2126-8937

Localização Localização