Iniciativa visa auxiliar inserção no mercado de trabalho de pessoas com pouca empregabilidade
O projeto de Extensão Colaborativa de Automação e Sistemas Elétricos (Ecase) da UFPE promoveu, de 22 a 26 de janeiro, o evento Capacitar Comunidade. A iniciativa visa ofertar um curso de eletricidade básica e automação residencial para auxiliar a inserção no mercado de trabalho de pessoas com pouca empregabilidade. A capacitação aconteceu durante atividades do Desafio Jovem do Recife, voltado a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social que se encontram em centros de reabilitação.
Na primeira fase do projeto, os alunos que integram o projeto Ecase participaram de uma capacitação ministrada pelo técnico de instalações elétricas do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE (DEE) Marcos André. Nesse momento, os alunos aprenderam como funciona a dinâmica de aulas em um projeto social.
A etapa desenvolvida no Desafio Jovem do Recife em janeiro integrou a segunda fase do projeto, quando os alunos, já capacitados, são promovidos a instrutores e distribuídos em localidades carentes. Nesses locais, ministram o mesmo curso de capacitação com o intuito de disseminar o projeto e abranger o máximo de comunidades possível.
A coordenação do projeto é do professor Fabrício Bradaschia, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE.
Mais informações
Professor Fabrício Bradaschia
fabricio.bradaschia@ufpe.br