Departamento de Economia

Notícias Notícias

Voltar

Cinedebate HC discute o documentário “Holocausto Brasileiro”

Essa edição do Cinedebate terá como facilitadores a enfermeira Viviane Arribas e o psicólogo Kleuder Costa

Em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, o Hospital das Clínicas da UFPE, promove na próxima sexta-feira (25), às 9h, na sala 5 do antigo curso médico, no 3º andar da instituição, mais uma edição do Cinedebate HC. O filme exibido neste mês será o documentário “Holocausto Brasileiro” . O HC é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Essa edição do Cinedebate terá como facilitadores a enfermeira Viviane Arribas e o psicólogo Kleuder Costa e discutirá algumas bandeiras da Reforma Psiquiátrica do Brasil, que começou a tramitar no Congresso Nacional em 1989 e só foi aprovada em 2001.

O documentário “Holocausto Brasileiro” é baseado no premiado livro-reportagem homônimo escrito pela jornalista mineira Daniela Arbex e relata a história de Colônia, hospital psiquiátrico em Barbacena (MG), que ficou famoso pelas atrocidades que aconteciam no interior de seus muros. Estima-se que aproximadamente 60 mil pacientes psiquiátricos morreram em 80 anos de barbárie dentro do manicômio mineiro.

“É necessário debater e discutir o estigma da exclusão do paciente psiquiátrico, que muitas vezes sofre de uma ‘psicofobia’, que é a aversão à convivência com pessoas que passam por tratamento desta natureza, sendo encaradas de maneira errônea como pessoas perigosas, o que não se aplica, pois são indivíduos que precisam de ajuda e não de exclusão ou reclusão”, pontua Kleuder.

Ainda sobre a motivação da escolha do filme, Kleuder Costa ressalta a necessidade de tornar conhecidas as tragédias pessoais que ocorriam aos internados em alguns manicômios do Brasil no passado. “É importante revisitar a história e revelar o que acontecia com os pacientes psiquiátricos no Brasil antes da reforma, que eram vítimas de atrocidades que jamais podem ser esquecidas, para que nunca voltem a se repetir”, explica.

O Cinedebate é um projeto de extensão ligado ao Serviço de Psicologia do HC, que promove a exibição de filmes mediados por especialistas que abordam questões importantes apresentadas nessas películas. A ação é mensal, ocorrendo entre março e dezembro.

 

Data da última modificação: 23/05/2018, 14:22

Contato Contato

Secretaria DECON
(81)2126-8381
Chefia do Departamento de Economia
Chefe: Prof. Gustavo Ramos Sampaio

Subchefe do Departamento de Economia: Prof. Fernando de Mendonça Dias

(81)2126-8381
Coordenação da Graduação de Economia
Coordenador: Prof. Paulo Guilherme Moreira de Melo Filho

Vice-coordenador da Graduação de Economia: Prof. Rafael da Silva Vasconcelos

(81)2126-8380
Coordenação da Pós-graduação em Economia
Coordenadora: Profa. Tatiane Almeida de Menezes

Vice-coordenador da Pós-graduação em Economia: Prof. Rafael Coutinho Costa Lima

(81)2126-8378

Localização Localização