A quinta edição do workshop coincide com o aniversário de 25 anos do Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosméticos
O V Workshop em Bioanálises e Métodos Alternativos (BioAltern V) será realizado nesta quinta (21) e sexta-feira (22), no Auditório Jorge Lobo do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições podem ser realizadas pelo site.
Caso a pessoa opte pela modalidade “credenciamento” na hora de se inscrever, ela precisará doar um brinquedo, que será destinado à Unidade de Acolhimento Casa da Madalena, em parceria com o Plantando o Bem. O evento é destinado a estudantes de graduação ou pós-graduação e a profissionais da esfera governamental e das indústrias de medicamentos, cosméticos e agrotóxicos.
A quinta edição do workshop coincide com o aniversário de 25 anos do Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosméticos (Nudfac) da UFPE, que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, prestando serviços para os setores público e privado e para a população em geral.
A organização do evento destaca: “Em virtude desta celebração, que culmina também com os 25 anos da Lei dos Genéricos no Brasil, o tema central deste workshop é ‘A importância dos medicamentos genéricos para o Brasil’. Para tanto, o palestrante convidado para abertura é o médico Gonzalo Vecina Neto, infectologista, fundador e primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.
Programação
21/11
8h – Credenciamento e Coffee break
8h45 – Abertura Oficial: Boas-vindas e Contextualização (mesa de abertura) – reitor Alfredo Gomes (UFPE), Davi Santana (Nudfac/UFPE), Gonzalo Vecina (USP), Karla Baêta (Apevisa) e Marcelo Vogler (Anvisa). Mediação: Fernanda Pimentel (Facepe)
9h45 – Lei dos Genéricos 25 anos: Importância para a Saúde Pública Brasileira – Gonzalo Vecina (USP)
10h30 – Dissolução de medicamentos: Conceitos e aplicações de Células de Fluxo Contínuo – Danilo Bedor (Nudfac/UFPE)
11h30 – Correlação in vitro in vivo no desenvolvimento de novos medicamentos e genéricos e similares – Daniel Rossi de Campos (Sanofi-Medley)
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Dispositivo de Microamostragem Volumétrica Absorvente (VAMS) – Graciela Gomes (Allcrom)
14h45 – Microamostragem sanguínea: Aplicações Farmacêuticas – Danilo Bedor (Nudfac/UFPE) e Elizandra Silva (Nudfac/UFPE)
15h15 – Intervalo
15h45 – Estudos de Bioequivalência/Biodisponibilidade Relativa: aspectos regulatórios e operacionais
22/11
8h30 – Credenciamento e Coffee break
9h – Métodos Alternativos: Qual a História? – Luciene Ballotin (Inmetro)
9h45 – BraCVAM: Desafios para Validação de Métodos Alternativos – Octávio Presgrave (BraCVam)
10h30 – Medicamentos Genéricos: O começo – Marcelo Vogler (Anvisa)
11h15 – Medicamentos Genéricos Tópicos Hoje – Leila Bastos Leal (Nudfac/UFPE)
12h – Brunch no local
13h – Itep: Experiência na Avaliação de Pesticidas em frutas e verduras – Adélia Araújo (Itep)
13h45 – Métodos Alternativos na avaliação de agrotóxicos, cosméticos e produtos veterinários – Hilana Brunel (BioInnova), Juliana Vecina (Mérieux NutriSciences) e Michelle Sabrina (Medcin in vitro)
15h – Inovação em Métodos Alternativos
15h45 – Métodos alternativos aplicados a avaliação ocular – Asley Medeiros (Nudfac/UFPE) e Jordana Santos (LabToxin-UFG)
16h45 – Fechamento
Mais informações
Instagram do Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosméticos @nudfacufpe