Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- UFPE lança programa de formação acadêmica Forma SIB
Navegação Navegação
Notícias Notícias
UFPE lança programa de formação acadêmica Forma SIB
A proposta reúne os saberes e as experiências de profissionais de todas as bibliotecas da Universidade

Oferecer uma agenda permanente de atividades formativas voltadas para estudantes, docentes, técnicos e também para a sociedade em geral. Esse é o objetivo do Programa de Formação do Sistema Integrado de Bibliotecas (Forma SIB), iniciativa lançada na manhã dessa quarta-feira (dia 4), em evento realizado no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A cerimônia foi conduzida pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo e contou com a participação da diretora do SIB, Andreia Alcântara; do diretor do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Murilo Silveira; e da coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFPE, Márcia Braz; além de convidados.
O Forma SIB surge como uma expansão do CapacitaBC – programa de capacitações anteriormente desenvolvido pela Biblioteca Central – e se consolida como uma ação integrada do SIB/UFPE. A proposta reúne os saberes e as experiências de profissionais de todas as bibliotecas da Universidade, ampliando o alcance e a diversidade das ações formativas.
O programa visa apoiar a comunidade acadêmica em atividades fundamentais da vida universitária, como a elaboração e formatação de projetos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações, teses, artigos, relatórios e outras produções acadêmicas. Ao proporcionar capacitações voltadas para a busca, uso e gestão da informação, o Forma SIB reforça o compromisso da UFPE com a promoção do acesso qualificado à informação e com o incentivo à produção científica.
PROGRAMAÇÃO
A agenda de capacitações deste mês de junho do Forma SIB contempla temas como elaboração de projetos de pesquisa, construção de currículo Lattes, utilização do Portal Capes, formatação bibliográfica segundo normas como Vancouver e ABNT, além do uso de ferramentas como Google Docs. Também integra a agenda uma atividade cultural sobre o “Romá e seu triângulo étnico”. Confira a programação completa abaixo:
Dia 11 de junho
Projeto de Pesquisa – Das 10h às 12h
Currículo Lattes – Das 13h às 16h
Dia 12 de junho
Portal Capes e outras fontes de informação – Das 9h às 12h
Romá e seu triângulo étnico – Das 14h às 17h
Dia 17 de junho
Formatação Bibliográfica Estilo Vancouver – Das 16h às 18h
Google Docs – Das 18h30 às 20h30
Dia 18 de junho
NBR 10520 – Citação – Das 10h às 12h e das 14h às 16h
Referências e Citações compacta (CAV) – Das 14h às 16h
Dia 26 de junho
NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos – Das 10h às 12h
NBR 6023 – Referência – Das 18h às 20h
Mais informações
Instagram da Biblioteca Central da UFPE @bibliotecacentralufpe