Cultura

Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

UFPE comemora os 18 anos do Centro Acadêmico do Agreste

Ontem (16), foi um dia de comemorações dos gestores, docentes, técnicos e estudantes do centro, em Caruaru

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, em Caruaru, viveu ontem (16), um dia de festas e comemorações pela passagem dos 18 anos de sua implantação. O reitor Alfredo Gomes presidiu evento comemorativo realizado no hall do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do CAA, reunindo gestores da Universidade, docentes, técnicos e estudantes do centro, além de parlamentares, reitores de outras universidades, gestores municipais, empresários, representantes da OAB e de movimentos sociais, além de personalidades ligadas à cultura de Caruaru e região. Também houve corte do bolo alusivo ao aniversário, entrega de presentes da artesã Terezinha Gonzaga e apresentação cultural dos doutores Honoris Causa da UFPE Onildo Almeida (compositor) e João do Pife (músico e instrumentista).

Fotos: Widma Sandrelly

Evento foi realizado no hall do Núcleo de Ciências da Vida, do CAA

O reitor Alfredo Gomes destacou os novos projetos em andamento em Caruaru, como o fortalecimento da área de Pedagogia e da Licenciatura Intercultural para os povos indígenas e quilombola, que contará com o Espaço da Interculturalidade; projetos de alfabetização em parceria com os movimentos sociais; e a implantação dois novos cursos, de Biomedicina e de Enfermagem, cuja proposta está em análise pelo Ministério da Educação (MEC). Ele assinou, ainda no evento, com o diretor do CAA, Dilson Cavalcanti, portaria conjunta para a criação da incubadora Cantina 360, associada ao ecossistema do Parque Tecnológico da Universidade e que vai combinar inovação tecnológica e o território do CAA.

Alfredo Gomes e Dilson Cavalcanti lançam o CAA 360 Xperience

Alfredo Gomes ressaltou ainda que a experiência da UFPE nos campi de Caruaru e Vitória servirá para a implantação do novo campus da Universidade em Sertânia, que receberá seis cursos de graduação, incluindo Medicina, ampliando ainda mais a presença da Universidade no interior do estado. “Somos uma instituição de 197 anos que se olha no grande prazo. Que se caracteriza pela excelência e está entre as dez melhores do país. Precisamos fazer diferença na pesquisa, na pós-graduação, na relação com a sociedade”, afirmou o gestor, que agradeceu a todos os presentes pelas parcerias institucionais que resultaram no sucesso alcançado pelo CAA no Agreste.

O vice-reitor Moacyr Araújo disse que os campi da UFPE no interior, já incluindo o de Sertânia, têm sido fundamentais para reoxigenar a instituição, para “pensar uma nova universidade” e para contribuir para a redução das desigualdades sociais no estado. “Ser audacioso é querer fazer acontecer”, destacou ele, elogiando os resultados da expansão da UFPE para o interior.

Gestores cortam o bolo alusivo ao aniversário de 18 anos

Participaram do evento os reitores da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Airon Melo, e da Asces/Caruaru, Paulo Muniz Lopes; o deputado federal Fernando Monteiro (PP), que destinou emendas para atividades de incubação de empresas e inovação ligadas à UFPE; a deputada estadual Rosa Amorim (PT), que destacou o processo de interiorização do Ensino Superior que trouxe a UFPE para Caruaru e as ações desenvolvidas para alfabetização e graduação de integrantes de movimentos sociais; o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta, e a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, que representou o prefeito Rodrigo Pinheiro; e o empresário Djalma Cintra, que doou parte do terreno onde hoje funciona o CAA, e é um entusiasta da atuação da UFPE em Caruaru. Compuseram, ainda, a mesa do evento o diretor do CAA, Dilson Cavalcanti, e a vice-diretora, Juliana Angeiras.

Apresentação cultural dos doutores Honoris Causa da UFPE João do Pife e Onildo Almeida

Também estavam presentes as pró-reitoras de Graduação, Magna Silva; de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; de Extensão, Conceição Reis; o chefe de Gabinete, Fernando Nascimento; o diretor do Centro de Ciências Médicas, Luiz Alberto Mattos; a superintendente de Cultura, Mariana Brayner; os diretores de Patrimônio e Memória, Bruno Araújo, e de Artes, Hélio Pajeú, ambos da Supercult; o secretário de Gestão de Esporte e Lazer, Vilde Menezes; o ex-vice-diretor do CAA, Nélio Vieira, e a assessora do reitor, Paula Albuquerque.

Reitor e estudantes do curso de Comunicação Social do CAA 

CAA - O CAA oferece, atualmente, 15 cursos de graduação distribuídos em seis núcleos acadêmicos. São eles: Núcleo de Formação Docente (NFD) - Licenciaturas em Química, Física, Matemática, Pedagogia e Intercultural Indígena (em breve, será iniciado o curso de Licenciatura Intercultural Quilombola); Núcleo de Gestão (NG): Administração e Ciências Econômicas; Núcleo de Tecnologia (NT): Engenharia Civil e Engenharia de Produção; Núcleo de Design e Comunicação (NDC): Design e Comunicação Social; Núcleo de Ciências da Vida (NCV): Medicina; Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen): Ciências de Materiais, Matemática Aplicada e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). Já na pós-graduação, o Campus Caruaru conta com oito programas stricto sensu, que possuem, ao todo, oito cursos de mestrado e um de doutorado. A comunidade acadêmica do CAA é composta por, aproximadamente, cinco mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos em educação.

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.

Data da última modificação: 18/12/2024, 09:46