Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- UFPE comemora os 18 anos do Centro Acadêmico do Agreste
Navegação Navegação
Notícias Notícias
UFPE comemora os 18 anos do Centro Acadêmico do Agreste
Ontem (16), foi um dia de comemorações dos gestores, docentes, técnicos e estudantes do centro, em Caruaru
O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, em Caruaru, viveu ontem (16), um dia de festas e comemorações pela passagem dos 18 anos de sua implantação. O reitor Alfredo Gomes presidiu evento comemorativo realizado no hall do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do CAA, reunindo gestores da Universidade, docentes, técnicos e estudantes do centro, além de parlamentares, reitores de outras universidades, gestores municipais, empresários, representantes da OAB e de movimentos sociais, além de personalidades ligadas à cultura de Caruaru e região. Também houve corte do bolo alusivo ao aniversário, entrega de presentes da artesã Terezinha Gonzaga e apresentação cultural dos doutores Honoris Causa da UFPE Onildo Almeida (compositor) e João do Pife (músico e instrumentista).
Fotos: Widma Sandrelly
Evento foi realizado no hall do Núcleo de Ciências da Vida, do CAA
O reitor Alfredo Gomes destacou os novos projetos em andamento em Caruaru, como o fortalecimento da área de Pedagogia e da Licenciatura Intercultural para os povos indígenas e quilombola, que contará com o Espaço da Interculturalidade; projetos de alfabetização em parceria com os movimentos sociais; e a implantação dois novos cursos, de Biomedicina e de Enfermagem, cuja proposta está em análise pelo Ministério da Educação (MEC). Ele assinou, ainda no evento, com o diretor do CAA, Dilson Cavalcanti, portaria conjunta para a criação da incubadora Cantina 360, associada ao ecossistema do Parque Tecnológico da Universidade e que vai combinar inovação tecnológica e o território do CAA.
Alfredo Gomes e Dilson Cavalcanti lançam o CAA 360 Xperience
Alfredo Gomes ressaltou ainda que a experiência da UFPE nos campi de Caruaru e Vitória servirá para a implantação do novo campus da Universidade em Sertânia, que receberá seis cursos de graduação, incluindo Medicina, ampliando ainda mais a presença da Universidade no interior do estado. “Somos uma instituição de 197 anos que se olha no grande prazo. Que se caracteriza pela excelência e está entre as dez melhores do país. Precisamos fazer diferença na pesquisa, na pós-graduação, na relação com a sociedade”, afirmou o gestor, que agradeceu a todos os presentes pelas parcerias institucionais que resultaram no sucesso alcançado pelo CAA no Agreste.
O vice-reitor Moacyr Araújo disse que os campi da UFPE no interior, já incluindo o de Sertânia, têm sido fundamentais para reoxigenar a instituição, para “pensar uma nova universidade” e para contribuir para a redução das desigualdades sociais no estado. “Ser audacioso é querer fazer acontecer”, destacou ele, elogiando os resultados da expansão da UFPE para o interior.
Gestores cortam o bolo alusivo ao aniversário de 18 anos
Participaram do evento os reitores da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Airon Melo, e da Asces/Caruaru, Paulo Muniz Lopes; o deputado federal Fernando Monteiro (PP), que destinou emendas para atividades de incubação de empresas e inovação ligadas à UFPE; a deputada estadual Rosa Amorim (PT), que destacou o processo de interiorização do Ensino Superior que trouxe a UFPE para Caruaru e as ações desenvolvidas para alfabetização e graduação de integrantes de movimentos sociais; o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta, e a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, que representou o prefeito Rodrigo Pinheiro; e o empresário Djalma Cintra, que doou parte do terreno onde hoje funciona o CAA, e é um entusiasta da atuação da UFPE em Caruaru. Compuseram, ainda, a mesa do evento o diretor do CAA, Dilson Cavalcanti, e a vice-diretora, Juliana Angeiras.
Apresentação cultural dos doutores Honoris Causa da UFPE João do Pife e Onildo Almeida
Também estavam presentes as pró-reitoras de Graduação, Magna Silva; de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; de Extensão, Conceição Reis; o chefe de Gabinete, Fernando Nascimento; o diretor do Centro de Ciências Médicas, Luiz Alberto Mattos; a superintendente de Cultura, Mariana Brayner; os diretores de Patrimônio e Memória, Bruno Araújo, e de Artes, Hélio Pajeú, ambos da Supercult; o secretário de Gestão de Esporte e Lazer, Vilde Menezes; o ex-vice-diretor do CAA, Nélio Vieira, e a assessora do reitor, Paula Albuquerque.
Reitor e estudantes do curso de Comunicação Social do CAA
CAA - O CAA oferece, atualmente, 15 cursos de graduação distribuídos em seis núcleos acadêmicos. São eles: Núcleo de Formação Docente (NFD) - Licenciaturas em Química, Física, Matemática, Pedagogia e Intercultural Indígena (em breve, será iniciado o curso de Licenciatura Intercultural Quilombola); Núcleo de Gestão (NG): Administração e Ciências Econômicas; Núcleo de Tecnologia (NT): Engenharia Civil e Engenharia de Produção; Núcleo de Design e Comunicação (NDC): Design e Comunicação Social; Núcleo de Ciências da Vida (NCV): Medicina; Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen): Ciências de Materiais, Matemática Aplicada e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). Já na pós-graduação, o Campus Caruaru conta com oito programas stricto sensu, que possuem, ao todo, oito cursos de mestrado e um de doutorado. A comunidade acadêmica do CAA é composta por, aproximadamente, cinco mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos em educação.
Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.