Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- Socióloga, escritora e intelectual Vera Araújo é Doutora Honoris Causa da UFPE
Navegação Navegação
Notícias Notícias
Socióloga, escritora e intelectual Vera Araújo é Doutora Honoris Causa da UFPE
O título é um reconhecimento ao engajamento e à dedicação da homenageada às causas sociais e ao compromisso com as causas humanitárias

A socióloga, escritora e intelectual multidisciplinar Verônica Ana Ramos de Araújo (conhecida como Vera Araújo) recebeu, na manhã de ontem (13), o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em sessão solene de outorga realizada no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, Campus Recife. O título é um reconhecimento ao engajamento e à dedicação da homenageada às causas sociais e ao seu compromisso com as causas humanitárias, com destacada atuação no Movimento dos Focolares. A produção intelectual de Vera Araújo vem influenciando diversas gerações em diferentes países.
Fortemente aplaudida pelo público presente à cerimônia, Vera Araújo adentrou o auditório lotado sob a condução da comissão de honra. Em seguida, juntou-se à mesa solene, a qual foi presidida pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes. Também compuseram a mesa o ex-reitor da UFPE Amaro Lins (um dos proponentes do título honorífico); o reitor da Asces-Unita/Caruaru, Paulo Lopes Muniz; o professor Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque, do Departamento de Sociologia da UFPE; a representante do Movimento dos Focolares Ana de Fátima Athias; e o bispo emérito de Caruaru, Dom Dino Marchió.
Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.
Após a execução do hino nacional, o professor Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque fez o discurso panegírico, no qual destacou a trajetória profissional da homenageada, incluindo sua atuação no Movimento dos Focolares, as vivências na Itália, livros e artigos de autoria de Vera Araújo e os estudos dela sobre a "Economia de Comunhão". “A dedicação desta corajosa pernambucana à academia, sua paixão pelo ensino, sua incansável busca pelo conhecimento e pela espiritualidade é exemplo inspirador para todos nós, o que justifica esta homenagem”, disse ele.
Na sequência, o reitor Alfredo Gomes fez a leitura do Termo Indagativo, ao qual Vera Araújo respondeu que aceitava o título de Doutora Honoris Causa da UFPE. Seguiu-se, então, com a trasladação das vestes talares e a leitura do ato que concedeu o título honorífico à homenageada. O reitor Alfredo Gomes, então, outorgou o título e também assinou o ato e o diploma. A proposta de concessão do título de Doutora Honoris Causa a Vera Araújo foi apresentada por um grupo de professores da UFPE de diversos centros acadêmicos, tendo sido aprovada por unanimidade, no dia 18 de dezembro de 2024, pelo Conselho Universitário da UFPE.
Em sua fala, Vera Araújo agradeceu a homenagem e o reconhecimento ao trabalho de toda uma vida, feito com amor, dedicação e diálogo, que ela considera a base para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. “Desejo a todos a luz da esperança, e a esta Universidade, que me concedeu esta honra de ser distribuidora da luz da sabedoria, que é o sal de todo saber e de todo conhecimento”, afirmou.
“É uma história belíssima [de Vera Araújo], uma construção social de uma ‘atriz social’, de uma pessoa que construiu uma trajetória de enorme contribuição para que nós possamos entender o mundo, mas sobretudo, que é necessário, transformar em face das profundas injustiças sociais que perduram na nossa sociedade”, declarou o reitor Alfredo Gomes.
A cerimônia ainda contou com exibição de vídeo em homenagem a Vera Araújo e entrega de flores feita por Inaldo Félix dos Santos, da Escola Santa Maria de Igarassu. A sobrinha de Vera Araújo, Ana Tereza de Araújo Gonçalves Guerra, falou em nome da família e agradeceu pelo título da UFPE e pelo afeto concedido pela tia ao grupo familiar.
A sessão solene de outorga teve transmissão ao vivo pelo canal oficial da UFPE no YouTube, e o vídeo está disponível para visualização.
HOMENAGEADA - Vera Araújo destaca-se pela capacidade de dialogar entre diferentes culturas e disciplinas. Seu trabalho se concentra na interseção entre a Sociologia e a Ética, buscando compreender como o amor e a solidariedade podem influenciar as relações sociais e a construção de uma sociedade mais justa.
Entre suas contribuições, merece destaque a reflexão que desenvolveu sobre a "Economia de Comunhão", iniciativa que busca uma nova forma de organizar a economia baseada nos princípios da gratuidade e do compartilhamento. Sua obra é marcada por uma análise crítica da realidade social, especialmente na América Latina, e por uma busca de alternativas mais justas e solidárias.
*Foto da arte: Widma Sandrelly / Ascom UFPE