Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- Primeiro fórum regional sobre realidade materno-parental de estudantes nas IES do Nordeste ocorre em agosto
Navegação Navegação
Notícias Notícias
Primeiro fórum regional sobre realidade materno-parental de estudantes nas IES do Nordeste ocorre em agosto
Evento tem apoio da Proaes, do Coletivo Maternidades UFPE e dos projetos de extensão Maternagem, Mídia e Infância e Amamentar – UFPE (Proama)

O 1º Fórum Regional Sobre a Realidade Materno-Parental Estudantil nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, com debates on-line e acesso gratuito. Mães, pais ou principais responsáveis que estudam em cursos de Graduação e Pós-Graduação ou que desenvolvem pesquisas de Pós-Doutorado já podem se inscrever por meio de formulário virtual (será emitido certificado de participação).
Nos dois dias do evento, as atividades ocorrerão das 9h às 17h. Haverá quatro eixos de debates, contemplando os temas infraestrutura nas IES; questões regimentais, administrativas e burocráticas; ações afirmativas e de permanência; diversidade e inclusão. A ideia é reunir as principais demandas sobre estudantes “e suas diversidades no ato de cuidar conciliados com a vida acadêmica e sobre como melhorar as condições nas universidades”, segundo a organização.
Fóruns como este serão realizados nas cinco regiões brasileiras como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) nomeado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), para promover estudos técnicos sobre a criação da Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras.
Duas representantes do GT vão mediar as conversas no encontro nordestino, Josélia Santos (UNILAB) e Napê Nunes (UFBA). A etapa Nordeste do Fórum conta com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Coletivo Maternidades UFPE e dos projetos de extensão Maternagem, Mídia e Infância e Projeto Amamentar – UFPE (Proama).
Contribuição via questionário
Quem não puder participar dos fóruns tem outra alternativa para contribuir com o desenvolvimento da futura Política Nacional de Apoio à Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: responder ao questionário do Levantamento sociodemográfico de estudantes com filhos, elaborado pelo GT do Ministério da Educação.
“Este mapeamento busca dar visibilidade a esse grupo de estudantes, bem como entender os desafios na conciliação da rotina familiar e vida acadêmica. Destaca-se que o mapeamento poderá subsidiar o desenvolvimento de ações que possam contribuir para a permanência e manutenção dos estudos de discentes com filhos no contexto universitário nacional, culminando numa Política Pública visando a permanência materna/paterna nas Instituições de Ensino”, explicam os integrantes do GT.
O questionário é direcionado para discentes de graduação, discentes de pós-graduação e pós-doutorandos, vinculados a qualquer instituição de ensino superior brasileira, que tenham filhos.
Mais informações
forumestudantilmaternone@gmail.com
Instagram: @forum.maternoestudantil