Notícias Notícias

Voltar

UFPE recebe neste mês visita de professor da França com apoio do Print-Capes

Christian Jochum vai ministrar minicurso e palestra no I-Litpeg

A UFPE recebe este mês a visita do professor Christian Jochum vinculado à Ensta Bretagne, da França. A visita faz parte do projeto Modelagem, Simulação Computacional e Otimização em Engenharia de Petróleo (MCOPE), coordenado pela professora Silvana Bastos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), e que integra o Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O professor será recebido pelo grupo de pesquisa Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (Padmec) no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE.

Christian Jochum vai apresentar a palestra intitulada “From composites manufacturing to renewable energy and decarbonizing shipping solutions” no 14 deste mês, às 15h, no auditório auxiliar do 1°andar do I-Litpeg. Ele também oferecerá um minicurso, de 4 a 15 de março, com carga horária de 20 horas, ligado à disciplina Tópicos Especiais do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE. O minicurso tem como título “Polymer and composite materials in mechanical engineering, introduction to design and research issues” e será aberto ao público acadêmico da Universidade, sobretudo os alunos de graduação e pós-graduação das Engenharias e outras ciências exatas. Mais informações sobre a programação estão disponíveis aqui. 

A participação é gratuita e, ao final, será emitido certificado de participação. Informações sobre o programa do curso e inscrições devem ser feitas por e-mail para nadege.bouchonneau@ufpe.br.

MECÂNICA E MATERIAIS - O professor Christian Jochum faz parte da equipe de Mecânica de Estruturas Navais na Ensta Bretagne (França), e é pesquisador membro do Institut de Recherche Dupuy de Lôme – IRDL. Em 1987, formou-se em Engenharia Mecânica na Ecole Nationale Supérieure des Arts et Métiers (Ensam) na França, atualmente denominada Arts et Métiers Paris Tech. Concluiu o mestrado em Mecânica, Materiais e Estruturas em 1995 e o doutorado em Mecânica dos Materiais e Estruturas Compósitas em 1999, na Université de Metz. Ele trabalhou no setor industrial como gerente do departamento de pesquisa em construção e projeto mecânico em tecnologia de manutenção ferroviária (empresa Framafer), onde conduziu e gerenciou projetos de desenvolvimento de máquinas e equipamentos: estudo dos aspectos mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e elétricos e da documentação técnica.

Christian Jochum tem uma vasta vida acadêmica. Publicou seis capítulos de livros publicados, cerca de 25 artigos em periódicos de destaque internacional e de 60 trabalhos em congressos e eventos, em diversas áreas da mecânica e materiais. Ele orientou sete doutorandos e participa ativamente como revisor na DFG, Agência Alemã de Pesquisa.

Ele atua na coordenação de diversos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Laboratório de Estruturas Navais e Offshore Ensta Bretagne, sobre as temáticas de: acoplamentos multifísicos e desenvolvimento de tensões internas durante a cura de laminados termofixos espessos, aplicação à previsão da qualidade do material e otimização da cura, técnicas de homogeneização em ciências dos materiais, aplicações estruturais estáticas e dinâmicas, interação fluido-estrutura/manutenção no mar e manobrabilidade de velas de pipa para propulsão de embarcações auxiliares - Projeto Beyond the sea (com a participação do capitão francês Yves Parlier). Em paralelo, ele atua ativamente em vários programas de intercâmbio acadêmico, em particular o programa Brafitec, que viabiliza intercâmbio acadêmico de alunos de graduação entre o Brasil e a França. 

Data da última modificação: 01/03/2024, 14:16

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização