Notícias Notícias

Voltar

Projeto Navegar é Preciso incentiva alunos a praticar esporte náutico

Atividade de extensão é ligada ao Departamento de Oceanografia da UFPE

Fotos: Divulgação

Alunos da rede municipal participam do projeto

O projeto de extensão Navegar é Preciso, coordenado pelo professor Alex Costa da Silva, do Departamento de Oceanografia da UFPE, realizou, ontem (20), a apresentação da segunda entrada de alunos no projeto na Ilha de Itamaracá. As primeiras turmas tiveram início em junho de 2023. A iniciativa faz parte de uma ação social que incentiva crianças com idades entre 8 e 14 anos matriculadas em escolas públicas de Itamaracá (PE) a praticarem esporte náutico, através do uso de pequenas embarcações com vela, com a ambição de tornar o esporte de vela acessível a todos.

Estudantes recebem orientações no curso de vela (optmist)

O projeto objetiva motivar os alunos a praticar esportes no ambiente natural que se encontram em torno deles, aprendendo a respeitá-lo e se sentindo seguro neste. “O esporte de vela náutica tende a dar atributos que essas crianças podem seguir ao longo de suas vidas, como tomar decisões de forma independente, gerando responsabilidade, trabalho em equipe, além de promover autoestima e diversão”, destaca o coordenador.

Este tipo de curso é administrado por um instrutor registrado para oferecer curso de vela (optmist), e por uma assistente social que acompanha os alunos, tendo a permissão e autorização de seus familiares. Esse projeto é desenvolvido pela UFPE, a ESCT (Espaço Social Cidadania para Todos), uma organização social civil sem fins lucrativos que administra a embarcação da UFPE (Navio Ciências do Mar IV) e o Iate Clube de Itamaracá, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, que indica as escolas e alunos para este tipo de formação.

No projeto, o curso ocorre duas vezes por semana, com turmas divididas em dois turnos (manhã e tarde), contemplando até 20 crianças.

Mais informações
Professor Alex Costa da Silva

alex.csilva@ufpe.br 

Data da última modificação: 21/03/2024, 15:50

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização