Notícias Notícias

Voltar

Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica e Sistemas lança livro sobre Eletromagnetismo

A obra é destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e áreas afins

O professor do Departamento de Engenharia Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eduardo Fontana, publicou o livro “Tratado de Eletromagnetismo”, pela Editora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Através de uma abordagem clara e rigorosa, o livro proporciona uma compreensão aprofundada dos fundamentos da Teoria Eletromagnética, capacitando os leitores a aplicarem esses conceitos em situações práticas e complexas. A obra é destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e áreas afins, e está disponível para compra na versão digital no site da Editora da Unicamp e em plataformas virtuais. A versão impressa tem previsão de lançamento para junho deste ano.

“Tratado de Eletromagnetismo” aborda de forma clara e objetiva todos os elementos básicos da Teoria Eletromagnética em 12 capítulos. Começando com uma revisão de álgebra vetorial, que serve como base para os capítulos seguintes, o livro descreve os fenômenos relacionados aos campos elétricos e magnéticos, culminando com a apresentação das equações de Maxwell. Essas equações são aplicadas para explicar a propagação de ondas e a interação com meios materiais, além de abordar temas como reflexão, refração, propagação em estruturas guias, radiação, antenas e sistemas ressonantes. A obra possui uma abordagem enfática nos conceitos fundamentais, com rigor matemático, permitindo sua aplicação em situações mais complexas envolvendo análise de sistemas e dispositivos eletromagnéticos.

O livro apresenta cerca de 470 ilustrações, incluindo simulações computacionais em perspectiva 3D, e conta com aproximadamente três mil expressões matemáticas. As aplicações das equações de Maxwell são exploradas, abrangendo tópicos como propagação eletromagnética, reflexão e refração, linhas de transmissão, guias de onda, radiação e sistemas ressonantes nos regimes transitório e permanente. O autor disponibiliza simuladores computacionais para cálculos relacionados a linhas de transmissão e reflectância de estruturas de múltiplas camadas. A obra também aborda tópicos e exemplos inéditos, incluindo o traçado de linhas de campo no espaço 3D, problemas de valores de fronteira com funções complexas, relaxação envolvendo múltiplos condutores, conceitos de espaço de estado na formulação de energia, unificação das propriedades dielétricas e condutoras de meios lineares no regime dinâmico, simulador SmartSmith para cálculos de linhas de transmissão, simulador SWSO para otimização e reflectometria de estruturas de múltiplas camadas, formulação vetorial completa da decomposição de modos guiados em ondas planas para guias retangulares e análise detalhada de sistemas ressonantes no regime transitório.

Eduardo Fontana é graduado em Engenharia Eletrônica e mestre em Física pela UFPE, além de possuir doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Com vasta experiência, ele atuou como cientista sênior na Adelphi Technology, em Palo Alto (EUA), entre 1991 e 1992. Desde 1980, é professor titular na UFPE, com expertise nas áreas de eletromagnetismo, instrumentação óptica, sensores, dispositivos de fibra, espectroscopia, plasmônica e aplicações.

Mais informações
Eduardo Fontana

prof.eduardofontana@gmail.com

Data da última modificação: 25/05/2023, 13:34

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização