Notícias Notícias

Voltar

PPGEC promove palestra com a professora Elizabeth A. Edwards, da Universidade de Toronto, sobre biorremediação

Palestra, em inglês, será realizada no próximo dia 18, das 10h às 12h, no auditório do PPGEC

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE promove a palestra “Adventures in Bioremediation”, com a professora visitante Elizabeth A. Edwards, no próximo dia 18, das 10h às 12h, no auditório do PPGEC, localizado no 6° andar do prédio administrativo do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Em sua palestra, que será realizada em inglês, a professora falará sobre sua experiência obtida ao longo de sua carreira na área de biorremediação.

A professora Elizabeth Edwards possui graduações em Engenharia Química, com bacharelado e mestrado, pela Universidade McGill, em Montreal, e um doutorado (1993) em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Stanford. Ela é reconhecida por seu trabalho na biorremediação anaeróbia de compostos recalcitrantes, aplicação de biologia molecular para a investigação de processos biológicos envolvidos na degradação de compostos tóxicos e recalcitrantes, e a transição da pesquisa laboratorial para a prática comercial no desenvolvimento de estratégias de biorremediação e bioaumentação para a descontaminação de poluentes em águas subterrâneas. 

A equipe de pesquisa da professora descobriu e caracterizou culturas microbianas inovadoras, como o consórcio comercial KB-1®, que metaboliza poluentes anteriormente considerados recalcitrantes. Esta descoberta levou à fundação do Sirem Laboratories em 2002, localizado em Guelph no Canadá. A professora e sua equipe receberam o Prêmio de Sinergia do NSERC em 2009 por sua parceria bem-sucedida com a Geosyntec Consultants e o Sirem na implantação do consórcio microbiano KB-1® em áreas industriais ao redor do mundo, contaminadas com solventes clorados. 

Elizabeth Edwards também é diretora fundadora do BioZone, um Centro de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada e Bioengenharia da Universidade de Toronto. Em 2016, ela recebeu o Prêmio Killam do Conselho de Artes do Canadá em reconhecimento às suas realizações excepcionais na carreira, e foi nomeada oficial da Ordem do Canadá (a mais alta honraria civil do Canadá) pelo governador-geral do Canadá em 2020.

A professora Elizabeth possui trabalho colaborativo com a UFPE, no Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) no desenvolvimento de culturas microbianas utilizadas para a descontaminação de áreas contaminadas por compostos aromáticos recalcitrantes e tóxicos. 

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE
(81) 2126.7923

ppgec.coordenacao@ufpe.br
ppgec.secretaria@ufpe.br 
Professora Savia Gavazza
savia@ufpe.br

Data da última modificação: 13/03/2024, 16:21

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização