Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para seleção do Programa Brafitec/Capes/UFPE 2024 - Engenharia da Água para a Transição Ecológica - Projeto Inatec

São oferecidas quatro bolsas para alunos da UFPE para estudar dez meses na França

Estão abertas, até o dia  20 deste mês, as inscrições do processo de seleção de bolsistas brasileiros de Programas Brafitec/Capes/UFPE 2024 - Engenharia da Água para a Transição Ecológica - Projeto Inatec. Esse projeto é coordenado, na UFPE, pela professora Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), do Campus Recife. São oferecidas quatro bolsas para alunos da UFPE para estudar dez meses na França.

As universidades francesas participantes do projeto são: École Nationale Supérieure d'Ingénieurs de Poitiers (ENSI Poitiers); École Nationale Supérieure d'Ingénieurs de Limoges (Ensil-ENSCI); e École Nationale du Génie de l’Eau et de l’Environnement de Strasbourg (Engees). E as universidades brasileiras participantes do projeto são: Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS), coordenação geral; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Universidade Federal do Pará (UFPA).

A seleção é voltada aos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil do Campus Recife e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), cujos candidatos terão prioridade no processo seletivo. Podem se candidatar também alunos de graduação da UFPE dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção.

São requisitos para participação no processo seletivo: estar regularmente matriculado no curso de graduação em Engenharia Civil do Campus Recife e Engenharia Civil e Ambiental do CAA, bem como nos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Produção em ambos os campi da UFPE; estar cursando, preferencialmente, pelo menos, o 6º período, em 2022.2; o candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos.

É vedada a indicação de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento. Os candidatos selecionados e indicados devem ter integralizado, no mínimo, 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento previsto para o início da missão de estudos. O retorno ao Brasil deve ocorrer com, pelo menos, um semestre letivo de antecedência ao prazo regulamentar de conclusão da graduação.

O teste de proficiência em língua francesa deverá, obrigatoriamente, ser proveniente da Aliança Francesa e conter nota mínima de proficiência em língua francesa como B1, a ser apresentado no ato da inscrição na plataforma da Capes (prevista até, segundo a Capes, abril deste ano). 

A lista de documentos necessários para a inscrição pode ser conferida no edital de seleção. Até o dia 20 deste mês, esses documentos devem ser enviados para o e-mail maria.msobral@ufpe.br.

A seleção dos alunos é de responsabilidade da UFPE, no entanto, o resultado final da seleção deverá ser validado pelas instituições francesas parceiras dos respectivos projetos e pela Capes. O número de vagas poderá ser alterado caso ocorram novas orientações do Programa Brafitec/Capes ou por parte das instituições francesas parceiras. 

As bolsas têm previsão de início em setembro (sujeito à modificação por parte da Capes). Os benefícios incluem bolsa no exterior, auxílio instalação, seguro-saúde e auxílio deslocamento.

Data da última modificação: 04/03/2024, 15:15

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização