Notícias Notícias

Voltar

Grupo Tapioca promove seminários onlines em junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente

O primeiro seminário será realizado no dia 1º de junho

O grupo de pesquisa e extensão Tapioca, laboratório interdisciplinar sobre dinâmica física, biogeoquímica, ecológica e humana do Atlântico Tropical, uma ação mista entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França (IRD), promove dois seminários online em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O primeiro seminário será realizado no dia 1º de junho, às 16h30, e terá como tema “Oceano em risco: a contribuição das mulheres na pesquisa sobre a contaminação por microplásticos em ecossistemas e organismos marinhos”. A participação no evento é gratuita e garante certificado. Os interessados precisam fazer a inscrição previamente pelo Sympla. O evento será transmitido no canal do Tapioca no YouTube.

Neste primeiro encontro, as debatedoras Jenifer Barros, engenheira de pesca pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestranda em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Ana Maria Souza, doutoranda em Biodiversidade pela UFRPE e membro do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEAqua); e Letícia Pereira, mestra em Biodiversidade pela UFRPE e coordenadora das atividades de resgates do Programa de Mamíferos Marinhos na Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), abordarão o papel desempenhado pelas mulheres pesquisadoras na área, com foco na poluição plástica e seu impacto nos ecossistemas marinhos. O bate-papo terá mediação da bióloga Anne Justino, pesquisadora no laboratório Bioimpact/UFRPE e membro do LMI-Tapioca.

Recentemente, os pesquisadores Anne Justino e Guilherme Moura, da UFRPE, conduziram estudo que revelou que os microplásticos são transportados da superfície marinha para a cadeia alimentar dos animais. Embora os efeitos danosos dessa poluição ainda não sejam totalmente compreendidos, estudos interdisciplinares têm demonstrado conclusões alarmantes. Microplásticos são partículas minúsculas presentes em todos os ecossistemas, inclusive nos seres vivos. Segundo a revista científica Nature Sustainability, o plástico representa cerca de 80% do lixo encontrado nos oceanos, evidenciando a dimensão desse problema.

Data da última modificação: 26/05/2023, 13:11

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização