Notícias Notícias

Voltar

Grupo de Engenharia Civil tem artigo aceito com pesquisa em análise de turbinas eólicas no mar (offshore)

Pesquisa foi desenvolvida em sua totalidade por uma equipe formada por alunos da graduação e da pós-graduação

O Grupo de Matemática Aplicada e Métodos Numéricos em Engenharia (MAMNE), fundado em 2011 e liderado pelo professor Paulo Marcelo Vieira Ribeiro, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve pesquisa pioneira sobre a dinâmica estrutural de aerogeradores offshore aceita para publicação no periódico Ocean Engineering, revista internacional de alto impacto (Qualis A1) e em circulação desde 1960. A pesquisa foi desenvolvida em sua totalidade por uma equipe formada por alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE: Cícero Vitor Chaves Júnior, Rafael Campos de Alencar Araújo, Camilla Mahon Campello de Souza e Augusto César Albuquerque Ferreira. O título do artigo é “A collocation method for bending, torsional and axial vibrations of offshore wind turbines on monopile foundations”.

De acordo com Ribeiro, os aerogeradores offshore ainda são inexistentes no Brasil, mas já estão no radar de diversas empresas nacionais e estrangeiras, que reconhecem o enorme potencial eólico dos aerogeradores no mar, compondo parte da matriz energética nacional. Licenças ambientais e projetos pilotos estão em estudo em território brasileiro. 

A pesquisa se destaca pelo pioneirismo de técnicas matemáticas aplicadas à análise de frequências naturais de estruturas com fundação do tipo monopilar. Um método original de colocação pontual foi aplicado a solução de autovalores de flexão, longitudinais e torcionais nessas estruturas, permitindo uma estimativa preliminar de parâmetros importantes e decisivos no projeto estrutural. “Esta pesquisa coloca a UFPE em posição de destaque em tecnologias para energia renovável, e com protagonismo em técnicas para análise estrutural de turbinas eólicas no mar”, explica Paulo Marcelo.

Mais informações
Professor Paulo M. V. Ribeiro

paulo.vribeiro@ufpe.br

Data da última modificação: 03/07/2020, 09:00

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização