Notícias Notícias

Voltar

Especialização em BIM está com as últimas vagas disponíveis

A pré-inscrição pode ser feita via internet

O curso “Especialização em BIM – projeto e fabricação digital no ambiente construído” está com as últimas vagas disponíveis. A primeira especialização da UFPE sobre o assunto tem como público-alvo os profissionais que trabalham na indústria da construção civil, especialmente arquitetos e urbanistas e engenheiros. A pré-inscrição pode ser feita via internet. 

O objetivo é realizar uma imersão no uso das tecnologias digitais e das práticas de projeto e construção relacionadas à modelagem paramétrica e à fabricação digital, dentro do contexto da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). O coordenador do curso é Max de Andrade, e a vice-coordenadora é Cristiana Griz, ambos professores do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Artes e Comunicação (CAC) do Campus Recife da UFPE.

A especialização terá os seguintes módulos: O BIM e a transformação na Indústria da Construção; Modelagem BIM de Autoria; Gestão de Projetos/aumento de produtividade e simulação; Viabilidade econômica e gestão da obra com BIM; Do Projeto à Fabricação Digital com o BIM; BIM na Prática – experimentação. Essa estrutura visa a capacitar os profissionais do setor em métodos, técnicas e ferramentas voltados para práticas em BIM.
 
As aulas serão ministradas por nomes de destaque no cenário brasileiro em BIM. Entre os professores estão: Sergio Leusin, consultor BIM do Governo Federal, Sergio Scheer, professor da UFPR e presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Regina Ruschel, professora da Unicamp. Tem ainda Gabriela Celani, também professora da Unicamp, e outros nomes importantes no cenário nacional como David Oliveira (SP), Natália Queiroz (SC), Carlos Nome (PB), Pedro Lima (PE) e Regiane Pupo (SC), além de professores da UFPE que trabalham com o BIM.

O início do curso está previsto para janeiro de 2022, no modelo híbrido. A carga horária é de 435 horas, com aulas quinzenais às sextas-feiras – das 16h às 19h e das 19h30 às 22h30 – e aos sábados – das 8h às 12h e das 13h às 18h –, sempre com 15 minutos de intervalo nos períodos. A estrutura completa da grade curricular pode ser acessada aqui.

Destaca-se que, ao coordenador, reserva-se o direito de cancelar ou remanejar as datas do programa original da turma, seja por falta de número mínimo de inscritos que viabilize a turma ou por motivos de força maior, em um período de até sete dias de antecedência ao início das aulas.

BIM – O tema é tão necessário para o mercado que a UFPE e a Universidade Federal do Paraná foram eleitas para participar de um projeto denominado “Célula BIM”. Este faz parte de um projeto mais amplo, em nível nacional, financiado pelo Ministério da Economia, que visa ao aumento da competitividade e produtividade no setor da construção civil, exatamente para auxiliar em práticas que melhorem a qualidade do ambiente construído, o aumento da produtividade e a redução dos custos do setor. A especialização é voltada para qualificação de profissionais da indústria da arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO).

O BIM é realidade nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia. No Brasil, o uso do BIM é crescente e peça fundamental para a sobrevivência na indústria da AECO. As principais empresas privadas e públicas do setor vêm exigindo, cada vez mais, o BIM em seus contratos. De 2018 a 2020, só o Governo Federal publicou três decretos-leis que exigem a adoção do BIM para alguns setores de projeto, a partir deste ano (2021). Exatamente para atender estas demandas que o curso está sendo criado.

Mais informações
Instagram do curso 
especializacao.bim@ufpe.br
max.andrade@ufpe.br
cristiana.sgriz@ufpe.br

Data da última modificação: 29/11/2021, 10:32

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização