Notícias Notícias

Voltar

Área da robótica recebe reforço com salas reformadas e novos equipamentos no Departamento de Engenharia Elétrica

Reforma e aquisição custaram R$ 390 mil à UFPE

O Departamento de Energia Elétrica do Centro de Tecnologia e Geociências da (DEE) da UFPE inaugurou ontem(10), oficialmente, laboratórios que abrigam equipamentos aptos à formação de alunos, pesquisas e desenvolvimento de projetos compatíveis com as novas exigências do mercado. Além do Laboratório de Internet das Coisas, ou IoT - que vem da expressão em inglês Internet of Things -, também foram apresentados o laboratório de Robótica e o de Controladores Programáveis e indústria 4.0. Já em funcionamento, os espaços foram reformados e requalificados, além de equipados com novos e modernos computadores e condicionadores de ar, tudo ao custo de R$ 390 mil.

Fotos: Passarinho

Três laboratórios receberam melhorias no departamento

Ao visitar o laboratório da IoT, o reitor foi apresentado ao um projeto desenvolvido por alunos da empresa júnior ConnectON, que criou um protótipo para acionar remotamente dispositivos de iluminação em ambientes empresariais. Segundo o estudante Leonardo Burle, membro do grupo da pesquisa, “aqui temos possibilidade de desenvolver produtos para atender às mais específicas demandas do mercado, inclusive estamos aperfeiçoando o projeto para integrar o acionamento dos dispositivos a partir do comando de voz”. Também compõem a equipe a aluna Beatriz Almeida e os alunos Yago Inácio e Paulo Deodoro. Também estudante, Lucas Monteiro será o monitor do espaço da IoT.


Alunos da empresa júnior Connection criaram protótipo para acionar
dispositivo de iluminação em ambientes empresariais

Na ocasião, Anísio conclamou alunos e professores envolvidos nas atividades dos laboratórios a se integrarem entre si e às demais iniciativas da área de robótica dos campi da UFPE. “No Centro de Informática e na Engenharia Mecânica também estão trabalhando com robótica e o futuro do conhecimento aponta para a interdisciplinaridade”, desafiou. Segundo o professor Luiz Henrique de Medeiros, “os laboratórios foram equipados com computadores modernos e de base industrial, trazendo parte da realidade do mercado para dentro da academia, além de termos adquirido controladores e aparelho de ar-condicionado, bem como mobiliário para atender os alunos de graduação”.

 


Novos equipamentos facilitam aproximação com o mercado

 

 

Data da última modificação: 12/12/2018, 14:01

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização