Fachada do prédio do CTG

O CTG

O Centro de Tecnologia e Geociências - Escola de Engenharia de Pernambuco (CTG-EEP) resultou da fusão da antiga Escola de Engenharia de Pernambuco, fundada em 1895, com a Escola de Química, a Escola de Geologia, o Laboratório de Ciências do Mar e o Centro de Energia Nuclear. Suas instalações, no Campus, ocupam uma área construída de 50.163m2, abrigando laboratórios de ensino e pesquisa e uma biblioteca setorial.

Notícias Notícias

Voltar

Alfredo Gomes é o primeiro colocado na consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor da UFPE

A chapa vencedora obteve 7.929 do total de 11.830 votos dados pelos três segmentos

Os professores Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha de Araújo Filho (chapa Mude UFPE) foram os primeiros colocados no segundo turno da consulta à comunidade acadêmica da UFPE para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade. O resultado foi divulgado uma hora após o final da consulta, que foi realizada no horário das 9h às 21h, nos três campi, não tendo sido registrado qualquer transtorno. Estavam aptas a votar 43.355 pessoas, tendo havido o comparecimento de 11.830 pessoas (1.726 docentes, 2.221 técnicos administrativos e 7.893 alunos).

Fotos: Passarinho

Moacyr Araújo e Alfredo Gomes ganham consulta à comunidade acadêmica

A chapa vencedora obteve 7.929 votos, ganhando nos três segmentos: 857 votos de docentes, 1.349 votos de técnicos administrativos e 5.723 votos de alunos (graduação, pós-graduação e residência), alcançando 31,26% dos votos. A outra chapa – Jeronymo José Libonati e José Luiz de Lima Filho (Gestão Integrada com Inovação) – alcançou 3.751 votos (830 docentes, 815 técnicos e 2.106 alunos), representando 26,99% dos votos. Houve 69 votos em branco (0,60%) e 81 votos nulos (0,68%). As abstenções alcançaram 40,45% do total de votantes.

Estes números obedecem ao peso percentual de votos de 70% para docentes, 15% para técnicos administrativos e 15% para alunos. Amanhã (13), serão apurados os votos das urnas manuais dos três campi.

A Comissão Organizadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária enviará, no dia 2 de julho, o relatório final da consulta à comunidade acadêmica ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, que elaborará a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). A data da reunião do Consuni ainda será definida.

Militância comemora o resultado das urnas 

REITOR – Alfredo Macedo Gomes, 55 anos, é docente do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) do Centro de Educação (CE), do qual é diretor desde 2016. É graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). 

Nascido em Ouricuri, no Sertão pernambucano, veio para o Recife em 1982, para fazer vestibular para a UFPE. Após concluir o curso de Psicologia, buscou dedicar-se à Sociologia no seu mestrado. O tema da sua dissertação foi “O Imaginário social da seca e suas implicações para a mudança social”, trabalho que alcançou o 1º lugar no Concurso Nelson Chaves de Teses e Dissertações sobre o Norte e Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco. Neste mesmo ano, 1995, Alfredo ingressou como professor da UPFE. No seu doutorado em Educação, desenvolveu estudo sobre as políticas públicas de educação superior durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Antes de ser diretor do CE, Alfredo coordenou em dois momentos o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Ele é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da qual também já foi vice-presidente, no período de 2013 a 2015 e membro titular do seu conselho fiscal, de 2015 a 2017.

VICE – Moacyr Cunha de Araújo Filho, 56 anos, é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em área de Física e Química do Meio Ambiente, no período de 1992 a 1996, no Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse, que faz parte do Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. Natural do Recife, ele ingressou como professor no Departamento de Oceanografia, em 1998, na área de Oceanografia Física.

Ele coordena a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Clima), voltada para a pesquisa de vários temas, como Políticas públicas, Agricultura, Biodiversidade e ecossistemas, Desastres naturais, Recursos hídricos, Usos do solo e Zona costeira, entre outros. Na UFPE, Moacyr também está à frente do Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental (Ceerma), que desenvolve pesquisas integradas nas áreas de análise de riscos (industrial, humano, ecológico, natural) e de modelagem ambiental.

O professor também coordena o laboratório misto internacional “Tropical Atlantic Interdisciplinary Laboratory on Physical, Biogeochemical, Ecological and Human Dynamics (Tapioca)”, uma estrutura de pesquisa do Institut de Recherche pour le Développement (França), que tem impulsionado bastante o intercâmbio de pesquisadores dos dois países.

Confira as fotos da comemoração da chapa vencedora, de autoria de Passarinho.

Data da última modificação: 12/06/2019, 23:45

Eventos Eventos

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco Rua Av. da Arquitetura, s/nº CEP - 50740-550

(81) 2126 8200 / 2126 8700
Para alunos - formulário

Localização Localização