Coordenação do Curso de Engenharia Naval

Destaques Destaques

Equipe Navícula Boat Design da UFPE obtém excelentes colocações no Desafio Universitário de Nautidesign Duna 2023

As conquistas culminaram na obtenção do 4º lugar no ranking geral da competição, na categoria Lion

A UFPE, por meio da equipe Navícula Boat Design, participou do Desafio Universitário de NautiDesign Duna 2023, de 21 a 26 deste mês, na cidade de Joinville (SC), organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), alcançando excelentes colocações na competição. A participação e o desempenho da equipe Navícula durante a competição foram notáveis e de destaque. Conquistaram o 1º lugar na prova de Avanço a Vante e a Ré; o 1º lugar na prova de Manobrabilidade; o 2º lugar na prova de Bollard Pull; o 2º lugar na prova de Projeto; e, além disso, alcançaram o 3º lugar na prova surpresa. Estas conquistas culminaram na obtenção do 4º lugar no ranking geral do Desafio Universitário de NautiDesign Duna 2023, na categoria Lion.

Embarcação Maria Bonita representou a UFPE

Durante o evento, os estudantes universitários se empenharam no projeto e construção de embarcações em escala reduzida do tipo rebocador e controladas remotamente. Tais embarcações foram submetidas a uma série de rigorosas provas, destinadas a avaliar criteriosamente o projeto, a qualidade da construção e o desempenho efetivo. Equipes oriundas de múltiplas instituições universitárias brasileiras participaram deste evento.

A equipe Navícula participou com a embarcação “Maria Bonita”. O casco deste rebocador foi fabricado utilizando impressão 3D de material PLA, posteriormente reforçado com fibra de vidro e resina. O sistema de propulsão foi composto por duas hélices do tipo Kaplan, dotadas de tubulão, e acionadas por um motor elétrico devidamente integrado a uma caixa de redução equipada com engrenagens. Estas soluções inovadoras foram concebidas e executadas pelos alunos especializados nas áreas de Engenharia Naval, Mecânica, Eletrônica e Elétrica, que compõem a equipe.

Além desses aspectos, o rebocador contou com um sistema eletrônico de controle, meticulosamente projetado e fabricado. As placas de circuito impresso, desenvolvidas e impermeabilizadas, foram produzidas pela equipe especializada em eletrônica. Vale destacar que tanto as hélices quanto os lemes foram projetados e fabricados por meio da tecnologia de impressão 3D, conferindo assim um caráter inovador ao projeto.

Equipe de alunos de diversos cursos atua no Navícula Boat

A participação da equipe Navícula no evento Duna 2023 foi composta por um conjunto de alunos: Mayara Gleyce da Silva Nery Saturnino (Engenharia Naval), Lígia Vitória Alves de Lima (Engenharia Naval), João Vitor dos Santos Martins Soares (Engenharia Elétrica), Maria Karolynne de Souza Silva (Engenharia Naval), Lorena Bruneri Abdallah (Engenharia Naval), Francisco Rogério de Azevêdo Vasconcelos Júnior (Engenharia Naval), Jose Lucas Vieira Pereira (Engenharia Naval), Lucas Vinícius dos Santos Falcão (Engenharia de Controle e Automação) e Miguel Antônio da Silva Batista (Engenharia Naval).

Ao longo das fases preparatórias e durante o decorrer da competição, a equipe operou sob a liderança da aluna Mayara, desempenhando o cargo de capitã. João Martins desempenhou a função de piloto, enquanto Maria Karolynne assumiu a posição de tenente. A supervisão e orientação da equipe foram providas pelo professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval, vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica. O professor participou no acompanhamento do projeto e construção da embarcação da equipe Navícula, bem como durante todo o processo de participação no evento Duna.

A equipe contou com o apoio de empresas privadas, como a Aster Marine Support, especializada em reparação de embarcações e instalações de maquinário marítimo, e o estaleiro de lanchas Atymar. Além disso, teve a colaboração e a parceria das equipes de competição vinculadas ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, em particular as equipes Maracatronics, Mandacaru, Baja e Asa Branca, cujo apoio foi valioso para o desenvolvimento e sucesso da equipe Navícula.

Professor Cesar e alunos comemoram resultados alcançados

PROJETO DE EXTENSÃO - O projeto de extensão Navícula Boat Design é responsável pelo projeto e construção de embarcações de alto desempenho e rebocadores em escala reduzida. Representa a UFPE em competições nacionais e internacionais de Engenharia Naval e Oceânica.

Um dos objetivos da Navícula é fornecer aos alunos participantes a experiência de um ambiente de trabalho o mais parecido com a realidade. Neste ambiente, eles vão precisar trabalhar em equipe para atingir metas mediante a interação com alunos de diferentes áreas, resolução de problemas de engenharia no projeto, construção e testes. Planejar as atividades e insumos a serem adquiridos considerando um orçamento e data de entrega definidos e procura de empresas afins aos objetivos da Navícula para parcerias.

naviculaboatdesign@ufpe.br
Professor César Augusto Salhua Moreno