Professores

Notícias Principais Notícias Principais

Voltar

Começa hoje (17) a VII Semana de Planejamento e Formação Pedagógica

O encontro reúne docentes, técnicos em assuntos educacionais, demais técnicos administrativos e discentes de doutorado

A VII Semana de Planejamento e Formação Pedagógica teve início, na manhã de hoje (17), no Auditório Denis Bernardes, localizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, no Campus Recife. O evento, que segue até o dia 19 deste mês, é um espaço de debate e reflexão sobre temas que perpassam a tríade ensino, pesquisa e extensão, como inclusão, políticas de ações afirmativas, metodologias ativas, princípios da formação e sustentabilidade.

Foto: Passarinho

Reitor destacou relevância do debate sobre planejamento e formação

Com o tema “Universidade e Juventudes: construindo uma sociedade com dignidade”, o encontro reúne docentes, técnicos em assuntos educacionais, demais técnicos administrativos e discentes de doutorado. “Serão três dias de discussão, de construção coletiva. E penso que o maior objetivo é o processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Magna do Carmo Silva.

Presente à mesa de abertura, o reitor Alfredo Gomes destacou a relevância do debate sobre os processos de planejamento e formação na Universidade de modo permanente, sendo o evento um dos momentos para essa discussão. “O grande desafio quando a gente pensa a universidade é obviamente a questão da qualidade e a questão da excelência. Nós falávamos durante o processo de campanha, ali atrás, da importância de pautar a excelência e a qualidade como algo sistemático e constante dentro da Universidade e de forma transversal, ou seja, não apenas em relação à pesquisa de excelência que realizamos, mas também em termos da formação na graduação, na pós-graduação, nos projetos de extensão e também nos serviços que prestamos”, afirmou.

A abertura da VII Semana de Planejamento e Formação Pedagógica também contou com apresentação musical do Duo MPB (Fabiana Louro e Gustavo Andrade). Além do reitor Alfredo Gomes e da pró-reitora Magna do Carmo Silva, integraram a mesa solene a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; a pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Carol Leandro; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar; o diretor do Centro de Ciências Médicas, Silvio Caldas; a diretora de Desenvolvimento do Ensino da Proacad, Roseane Patrícia de Souza e Silva; a coordenadora do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (Nufope), Conceição Carrilho; a vice-coordenadora-geral do Núcleo de Acessibilidade (Nace), Irany Silva; e o coordenador de Cursos de Graduação da DDE/Proacad, Lenivaldo Oliveira.

A conferência de abertura, intitulada “Universidade e Juventudes: construindo uma sociedade com dignidade”, foi ministrada nesta manhã, no CCSA, pela professora Marilia Pontes Sposito, da Universidade de São Paulo (USP). A programação do evento inclui ainda mesas-redondas, minicursos, oficinas, exposição e apresentação de banners, apresentações culturais e conferência de encerramento com o tema “Diálogos sobre Universidade e Sustentabilidade”, com o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo. As atividades acontecem no CCSA e no Niate CB/CCS.

A Semana de Planejamento e Formação Pedagógica é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), em parceria com o Nufope, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), a Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Mais informações
Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE)/Proacad
(81) 2126.7016/2126.7019/2126.8109

semanadeformacaopedagogica@gmail.com

Data da última modificação: 18/02/2020, 14:19