Bacharelado em Ciência Política comemora dez anos com programação especial

Evento inclui uma série de debates e mesas-redondas nos dias 18 e 19 deste mês, no CCSA

Para celebrar os dez anos do curso de bacharelado em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais  da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será realizada uma série de debates e mesas-redondas nos dias 18 e 19 deste mês. As atividades terão início a partir das 9h, no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. Confira a programação. Os interessados no evento devem enviar mensagem para o e-mail 10anoscp.ufpe@gmail.com.

O evento contará com palestras e discussões que abordarão, entre outros temas, inovação no governo, ciência política no mercado e ciência de dados. Na ocasião, serão celebrados os 100 anos da área de Relações Internacionais, com uma mesa especial. No encerramento, estarão presentes os cientistas políticos Antônio Lavareda, Marcus André Melo, Mauro Soares e Nara Pavão para discutir o futuro da Ciência Política.

Para o coordenador do curso, Adriano Oliveira, o bacharelado representa um marco no Norte e Nordeste, além de uma inovação. “Estamos cumprindo nosso objetivo de formar cientistas políticos e internacionalistas prontos tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida acadêmica”, afirma o professor, que também é coordenador do Núcleo de Estratégia e Comunicação Eleitoral (Nece).

“Além de celebrar os dez anos de criação do curso, o nosso objetivo é reunir egressos, graduandos, futuros alunos e pessoas interessadas no tema em geral para refletir sobre o desenvolvimento do curso e como a nossa formação pode contribuir em diversos setores relevantes para a sociedade”, afirma a doutoranda em Ciência Política pela UFPE Virginia Rocha, egressa da primeira turma do curso e uma das organizadoras do evento.

HISTÓRICO - Em março deste ano, o bacharelado completou uma década. Na época, o curso foi o mais concorrido dentre as dez novas graduações criadas a partir de recurso do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o sétimo mais concorrido no ranking geral. Avaliado pelo Ministério de Educação (MEC) em 2012 e 2019 com a nota máxima (5), o curso já formou 198 alunos.

“A expectativa da criação do curso era proporcionar a formação de jovens que estivessem aptos a trabalhar e aperfeiçoar a lógica de funcionamento do Estado, seja na perspectiva de planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas, seja na formação de pensadores ativos do mundo acadêmico", recorda o professor Ernani Carvalho, um dos criadores do bacharelado.

A vice-coordenadora, Gabriela Tarouco, destaca os avanços: “Há dez anos, estávamos começando um projeto ambicioso. Hoje, depois de termos aprendido a lidar com grandes desafios, avalio que temos conquistado ótimos resultados, como este evento vai mostrar. O curso tem um novo quadro de professores e logo terá também um novo currículo, porque agora temos novas e maiores ambições, que serão compartilhadas nas mesas do evento.”

Data da última modificação: 11/12/2019, 16:04

Contatos Contatos