Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Pacientes e acompanhantes participam de oficina de cordel

Criado em 2007, o Mais leva semanalmente uma programação de intervenções culturais ao HC

O Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde promoveu, ontem (26), uma oficina de cordel mediada por Meca Moreno, cordelista e aluno do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A ação ocorreu na enfermaria do 11º andar – ala sul do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O Projeto ‘Oficina de Cordel’ busca contribuir para humanização nos espaços do hospital como veículo lúdico, educacional e humanizante, objetivando utilizar a cultura da literatura de cordel para promover o cuidado com o bem-estar dos pacientes e acompanhantes, reduzindo o ócio e contribuindo para reduzir o nível de estresse no ambiente hospitalar”, explicou a coordenadora do Programa Mais, a professora Leniée Maia.

Para ela, a iniciativa é muito positiva e está dando frutos. “Já foi produzido e finalizado um cordel feito de maneira integral por pacientes do HC e o segundo está em fase de finalização”, pontuou.

As duas produções devem ser apresentadas em novembro de 2017, nos eventos relacionados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, sendo eles a I Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE (I Sepec) e o III Encontro de Extensão e Cultura da UFPE (III Enexc). Além disso, os cordéis produzidos nas oficinas serão editados e farão parte do acervo do Ponto de Leitura Mais, biblioteca sediada no HC que faz parte do Programa Mais.

O programa Mais também conta em seu cronograma de atividades desta semana do CineClube+, hoje (27), no turno da tarde, na enfermaria do 11º andar – ala norte; amanhã (28), às 9h, o Ambulatório de Dermatologia recebe a oficina de arteterapia; o Perto (Projeto de Encontra e Riso Terapêuticos), projeto de palhaçoterapia, se apresenta no Centro Obstetrício, na tarde da sexta-feira (28). O encerramento da semana ocorre na manhã do sábado, quando, às 9h, a enfermaria do 7º andar – ala sul recebe a contação de histórias com o Grupo Gregório de Matos.

Confira a programação completa no site do HC. 

Criado em 2007, o Mais leva semanalmente uma programação de intervenções culturais ao HC buscando trabalhar tais ações como forma complementar do processo de reabilitação do paciente e como ferramenta de humanização do ambiente hospitalar.

 

 

Data da última modificação: 27/09/2017, 13:43