UFPE sedia seminário e encontro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social de 11 a 14 de dezembro

O tema central é “Áreas Protegidas e Inclusão Social em Cenários de Mudanças”

O IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e o IV Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis) serão realizados, de 11 a 14 de dezembro, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, no Campus Recife. As inscrições já estão abertas. Os valores, procedimentos, categorias e prazos de inscrição podem ser conferidos no site dos eventos.

Esta será a primeira vez que os eventos acontecem na Região Nordeste do Brasil. O objetivo é promover a discussão sobre os temas da inclusão social e da diversidade cultural relacionadas às áreas protegidas e aos territórios tradicionais, associados aos compromissos estabelecidos no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e na América Latina, além de estreitar redes de conhecimento, comunidades de prática ou epistêmicas, que favoreçam a interface entre a ciência, o conhecimento tradicional e a política pública.

O tema central é “Áreas Protegidas e Inclusão Social em Cenários de Mudanças”. A programação inclui grupos de trabalhos, mesas-redondas, conferências, atividades paralelas e visitas técnicas. Os eventos reúnem pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros e internacionais, profissionais da área ambiental e comunitários de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores e outros).

O IX Sapis e o IV Elapis são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo, Serviço Social e Morfotecnologia da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos/UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

sapis.elapis2019@gmail.com

Data da última modificação: 27/08/2019, 14:05