Notícias Notícias

Voltar

Seminário Internacional Sino-Brasileiro começou hoje (23) no CFCH

Houve apresentação de pesquisas em inglês de pesquisadores chineses da Universidade Central de Finanças e Economia da China

Começou, hoje (23), o Seminário Internacional Sino-Brasileiro: Economia e Desenvolvimento, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O evento, que vai até amanhã (24), faz parte das comemorações de cinco anos do Instituto Confúcio em Pernambuco e está sendo realizado em parceria com o Instituto de Estudos da Ásia (Ieasia-UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Central de Finanças e Economia da China (Cufe). Participaram da mesa de abertura o reitor Anísio Brasileiro e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, entre outras autoridades.

Foto: Passarinho

Debates envolvem a parceria econômica e social com a China

O primeiro dia do evento de Ciências Políticas e Relações Internacionais começou com apresentação de pesquisas em inglês de pesquisadores chineses da Universidade Central de Finanças e Economia da China. O evento ainda conta com mesas-redondas para debate em torno de temas como Ecologia e Meio Ambiente; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico; e Finanças, Moedas e Banking. 

Para um dos organizadores do evento, o professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política, coordenador do Instituto de Estudos da Ásia, é importante que as universidades brasileiras acompanhem o processo de ascensão econômica do mundo asiático, principalmente a China, por ser o principal parceiro econômico do Brasil há seis anos, e sugira estudos e pesquisas que possam fortalecer cada vez mais essa cooperação. “Temos que acompanhar o processo desse novo mundo que está sendo construído, seja através de seminários, seja através de intercâmbio entre alunos e professores”, afirmou o professor. 

No seminário, está sendo lançado o livro “Sobre a China”, de autoria do professor Marcos Costa Lima, uma coletânea de artigos sobre o país, que foi realizado com a parceria de pesquisadores chineses, sobre a perspectiva ocidental da China. O segundo dia de evento será dedicado a sessões de workshops, nos quais estudantes de pós-graduação poderão debater suas pesquisas com os professores convidados ao evento.

Mais informações 
Instituto de Estudos da Ásia

ieasia.ufpe@gmail.com 

Data da última modificação: 23/11/2018, 13:01

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8261
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-8261
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links