Projeção de pesquisadores prevê uma soma de cerca de 6.800 óbitos no Brasil até o próximo domingo (3)

Os docentes Dalson Figueiredo, Antônio Fernandes, Lucas Borba e Enivaldo Rocha, da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, estão entre os pesquisadores

Na 5ª edição do relatório com projeções dos casos diagnosticados e de óbitos da Covid-19, o grupo composto por professores da UFPE, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e um perito do Instituto de Criminalística de Pernambuco estima que, no próximo domingo (3), o Brasil vai contar com aproximadamente 94.500 pessoas contaminadas e cerca de 6.800 óbitos decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Quanto à letalidade da doença, o mapa aponta que vai se registrar um crescimento em relação ao previsto para hoje (27), cuja projeção da relação entre os casos notificados e os óbitos é da ordem de 7,04; para o dia 3 de maio estima-se que a letalidade chegue em 7,58. Segundo o cientista político Lucas Silva, egresso da UFPE e professor da Uncisal, “podemos afirmar que estamos na fase de ascensão, pois ainda é cedo para afirmarmos que estamos próximos ao pico da doença, uma vez que constatamos recordes de novos casos (5.514) e óbitos (407) na última semana”.

A equipe de pesquisadores destaca que um fator que pode interferir nas análises é a subnotificação das informações. “A ausência de informações precisas no tempo pode levar a um certo enviesamento dos parâmetros analisados. Esse tem sido o principal problema enfrentado pelas Secretarias de Saúde no país”, afirma Silva. Mesmo assim, segundo o professor, o grupo vem recebendo retornos positivos. “Em nível estadual, já recebemos feedbacks de algumas secretarias acerca de algumas projeções que fizemos por Unidades da Federação”, afirma.

O grupo, formado pelos professores Dalson Figueiredo, Antônio Fernandes, Lucas Borba e Enivaldo Rocha, todos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE (PPGCP), juntamente com o perito Diego Henrique (IC-PE) e o cientista político Lucas Silva (Uncisal), trabalha com dados do Ministério da Saúde e do portal Our Word in Data, processadas no software R Statistical. As estimativas, publicadas semanalmente, alimentam plataformas públicas e privadas.

Data da última modificação: 27/04/2020, 18:06

Contatos Contatos