Notícias Notícias

Voltar

Programa Fora da Curva firma parceria com Agência Lupa para difundir checagens sobre a eleição

Programa jornalístico de análise crítica é um projeto de extensão conjunto dos Departamentos de Comunicação e Sociologia

O programa Fora da Curva é um dos membros da rede formada pela Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, para difundir checagens sobre a eleição municipal de 2020 por meio de rádios e TVs universitárias. O programa jornalístico de análise crítica a partir de entrevistas é um projeto de extensão dos Departamentos de Comunicação e Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), veiculado pelas Rádios Universitária 99,9 FM e Paulo Freire 820 AM. Confira a primeira checagem divulgada. 

De acordo com a professora Cecília Almeida, do Departamento de Comunicação, coordenadora de redes sociais do Fora da Curva e da Rádio Paulo Freire, a agência Lupa queria dar mais vazão às checagens realizadas e optou por emissoras universitárias e sem fins lucrativos. Treze instituições já confirmaram a parceria em todo o país. Elas terão acesso a todas as checagens de cada cidade, realizadas por jornalistas colaboradores nos principais municípios brasileiros.

A checagem de fatos (fact-checking) analisa as falas dos candidatos – seja em discursos de campanha ou redes sociais – e verifica se elas procedem ou se há algo exagerado, falso ou impreciso, por exemplo, segundo a metodologia de classificação da agência. Também estão sendo liberados conteúdos ligados à verificação de boatos (debunking), que avalia conteúdos virais de internet – como imagens em redes sociais e correntes de Whatsapp – em busca de notícias falsas (fake news).

Cecília explica que a informação da agência é adaptada pelo programa ao formato radiofônico e aparece como uma coluna semanal tanto dentro do Fora da Curva quanto nos intervalos da programação das rádios, aumentando a chance de impactar mais ouvintes. O material também é reproduzido na íntegra no site do Fora da Curva. “O mérito da iniciativa é trabalhar para, cada vez mais, traduzir esses conteúdos, que ainda ficam muito restritos apenas a quem se interessa pela temática”, ressalta.

A professora destaca ainda a prestação de serviço e a importância de diversas iniciativas de comunicação reunidas em rede. “Fazer parte de uma rede construída pela Agência Lupa, que é a grande pioneira em checagem de fatos no Brasil e tem uma credibilidade nesse campo, é uma referência forte que a gente traz para dentro do programa”, afirma. “O jornalismo independente tende a ser pequeno se for feito sozinho, mas quando essas iniciativas se reúnem, ganha o próprio jornalismo”, explica.

PROJETO – O projeto é uma extensão do Democracia Digital e conta com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). O Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Desde 2019, o programa realizou debates sobre desinformação e treinamentos em fact-checking para centenas de servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e jornalistas em capitais do país.

“Veículos de comunicação universitários são catalisadores importantes de informação em muitos lugares do Brasil. É fundamental contar com o apoio dessa rede para difundir conteúdo verificado nesse momento, e a Lupa tem muito orgulho de poder atuar nesse processo. Ao mesmo tempo, estamos conversando com a comunidade acadêmica e científica, importante aliada no combate à desinformação em todo o país”, diz a diretora de Conteúdo da Lupa, Natália Leal, no site da agência.

Data da última modificação: 10/11/2020, 17:45

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8261
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-8261
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links