Programa de pesquisa Virtus publica livro com artigos selecionados

O livro foi publicado pela Editora UFPE

A obra foi produzida coletivamente pelo programa de pesquisa Virtus, que se dedica a refletir sobre demandas que envolvem a defesa social, segurança pública e direitos humanos. O livro foi publicado pela Editora UFPE, com organização do professor Sandro Cozza Sayão, do Departamento de Filosofia da Universidade, e do estudante de mestrado em Direitos Humanos Dimitri Accioly. A obra está disponível para download aqui.

Com o título “Defesa social, segurança pública e direitos humanos: Programa Virtus em Artigos Selecionados”, o livro apresenta reflexões sobre a realidade e os desafios que envolvem a segurança pública e os direitos humanos. São 11 textos que dialogam com a produção de conhecimento nacional e internacional, tanto no âmbito acadêmico quanto fora dele, reunindo também produções de profissionais do judiciário, polícia e defesa social.

Sinopse

Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos são os três grandes temas que compõem este livro. Tecidos a muitas mãos e a partir de um olhar plural, comprometido não só com a qualificação do conhecimento acadêmico na área, mas também conectado à necessidade de problematização da realidade vigente, os textos aqui reunidos são um chamado para que possamos assumir uma postura mais lúcida e justa diante dos desafios que nos cercam. Tais traços são compartilhados pelo próprio contexto originário dos artigos: o trabalho de pesquisa efetuado pelo Programa Virtus, que é formado por alunas e alunos de graduação e pós-graduação, por policiais civis e militares do estado de Pernambuco e por professores e pesquisadores de renome na área de Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa Social tanto no Brasil como no exterior. Contando com parceiros nacionais e internacionais como o Instituto Maria da Penha, a Rede Nacional de Operadores em Segurança Pública LGBTQI+ (Renosp) e a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) – com os quais o Virtus tem convênio –, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as Polícias Civil e Militar de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a ONG Mamães do Japão e o Laboratório de Avaliação da Universidade Aix-Marseille/França, o Virtus tem se solidificado como instância produtora do conhecimento e como referência no que concerne à pesquisa e à capacitação de pessoas. Esta obra, endereçada tanto a pesquisadores e profissionais das áreas abordadas, quanto ao público em geral, é resultado de um trabalho intenso de discussões e certamente muito contribuirá para a desmistificação de narrativas distorcidas sobre temas como a violência doméstica, o encarceramento em massa, a infância e a juventude, a LGBTIfobia e a atividade policial. O fio condutor de todo o livro é sempre a perspectiva ética de uma cultura de paz e o desejo por se instaurar uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.

Professor Sandro Cozza Sayão

scsayao@hotmail.com