Núcleo de Pesquisas em Etnicidades promove último seminário on-line da série “Experiências Etnográficas nas Américas” amanhã (4)

Evento ocorrerá das 16h às 18h através do canal oficial o Nepe no YouTube

A partir das 16h de amanhã (4), será realizado o último seminário da série “Experiências Etnográficas nas Américas”, evento promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidades (Nepe) da UFPE. Com tema “Natureza, contribuições e impactos da etnografia contemporânea: uma experiência de Quebec”, o seminário será apresentado por Carole Lévesque, professora da Université du Quebec, do Canadá. Devido à pandemia de novo coronavírus, o seminário acontecerá de forma virtual, com transmissão em formato de live no canal oficial do Nepe no YouTube.

Carole Lévesque é professora titular do Instituto Nacional de Pesquisa Científica e diretora da Réseau Dialog. Doutora em Antropologia Social e Cultural (Sorbonne, Paris), ela dedicou toda sua carreira às questões indígenas. Trabalha há mais de 40 anos em estreita colaboração com comunidades, organizações e instituições das Primeiras Nações no Quebec e em outros lugares. Ela experimentou e desenvolveu várias experiências de pesquisas participativa e colaborativa nas quais as populações – individualmente ou de forma comunitária – desempenham um papel ativo. Em 2001 ela fundou, e desde então liderou, a Dialog – Rede de Pesquisa e Conhecimento sobre os Povos Indígenas (Le réseau de recherche et de connaissances relatives aux peuples autochtones).

Em 2009, também esteve na criação da Aliança de Pesquisa Odena, cujo trabalho se concentra nas lógicas e dinâmicas urbanas dos povos indígenas. Em setembro de 2011, Carole Lévesque recebeu o Prêmio Marcel-Vincent da ACFAS por sua contribuição para o desenvolvimento do campo de estudos sobre os povos indígenas. Na primavera de 2012, com seu colega Daniel Salée (Conrdia University), ganhou o Prêmio Jean-Michel Lacroix, que reconhece a publicação de artigos excepcionais, publicado no International Journal of Canadian Studies (RIÉC): “Representing Aboriginal Self-Government and First Nations/State Relations : Political Agency and the Management of the Boreal Forest in Eeyou Istchee” (Representing Autogoverno Aborígine e Relações Primeiras Nações / Estado: Agência Política e Gestão da Floresta Boreal em Eeyou Istchee). No verão de 2015, foi agraciada com o Prêmio de Excelência em Pesquisa e Criação da Universidade do Quebec. Em novembro de 2016, o Governo de Quebec concedeu-lhe o Prêmio Marie-Andrée-Bertrand, que reconhece seu importante papel na reconciliação com as nações indígenas.

nepe.seminarios@gmail.com

Data da última modificação: 03/12/2020, 17:38