Nepe lança portal Atlas do Pernambuco Indígena nesta sexta-feira (27) no Mepe

Renato Athias, do Departamento de Museologia e Antropologia da UFPE, estará presente para acompanhar o público à coleção no início do evento

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 13h, no auditório do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) haverá o lançamento do portal Atlas do Pernambuco Indígena, que foi realizado por pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (Nepe), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob coordenação do professor Estêvão Palitot, do Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação (Lapa), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto teve o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult, Governo de Pernambuco.

O professor Renato Athias, coordenador do Nepe e professor do Departamento de Museologia e Antropologia da UFPE, foi o curador da coleção etnográfica Carlos Estevão cujo tema é “Pernambuco, território e patrimônio de um povo”, que faz parte da exposição permanente do Mepe, e estará presente para acompanhar o público à coleção no início do evento.

Às 14h, haverá uma roda de debate sobre a atualidade das cartografias dos povos indígenas em Pernambuco, à qual o professor Renato Athias também participará. O acesso é gratuito e aberto ao público. A conversa contará com a participação do coordenador e da coordenadora do projeto, Estêvão Palitot e Lara Erendira de Andrade; das pesquisadoras do projeto, Polyana Medeiros e Juliana Ferreira; dos professores Renato Athias, Edson Silva, Caroline Leal (todos da UFPE), Vânia Fialho (UPE), Kelly de Oliveira (UFPB), José Augusto Laranjeiras Sampaio (Uneb); e do indígena Ziel Karapató da Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (Assicuka) e dos indígenas e antropólogos Cristiane Pankararu e Wilke Fulni-ô.

Pernambuco conta com a quarta maior população indígena do país (IBGE, 2010). São mais de uma dezena de povos indígenas no estado. Com o objetivo de contribuir com os esforços de visibilização dos povos indígenas, os antropólogos e pesquisadores Estêvão Martins Palitot e Lara Erendira de Andrade idealizaram o projeto Atlas do Pernambuco Indígena, que reúne informações sobre a temática em formato de mapas e textos. O conteúdo foi organizado com o intuito de alcançar um público amplo e não especializado. O portal também conta com ferramentas de acessibilidade com audiodescrição das imagens.

“O Atlas dos Povos Indígenas de Pernambuco é um portal onde se disponibiliza ao grande público uma cartografia sobre os povos indígenas. Uma cartografia de resistência, pois mostra geograficamente onde estes povos vivem, portanto, é uma cartografia viva, pois mostram exatamente, num mapa on-line, os lugares onde estão localizados. Os mapas podem ser usados e mostrados nas escolas informando sobre a existência atual dos povos indígenas. Esta iniciativa de investigadores do Nepe, da UFPE, e do Lapa, da UFPB, pode ser vista como restituição de suas pesquisas para o público em geral. Mostrando a existência dos povos indígenas por mais de 500 anos”, explica o professor Renato Athias.

A pesquisa Atlas do Pernambuco Indígena foi realizada pela doutora em Antropologia Lara Erendira Andrade, pelo doutorando em Antropologia Jamerson Lucena, pela historiadora e mestra em Direitos Humanos Polyana Medeiros e pela designer e doutoranda em Antropologia Juliana Ferreira Lima, sob a coordenação do professor Estêvão Palitot (Lapa/UFPB).

O Mepe conta com importante acervo etnográfico de povos indígenas no Brasil, destacando-se na temática em questão, e possui uma das poucas cópias do importante Mapa Etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, de autoria de Curt Nimuendaju, datado de 1936.

PROJETO – O conteúdo do Atlas trata dos povos indígenas desde o período colonial até a contemporaneidade. É possível encontrar a leitura de documentos históricos sobre conflitos e localização de aldeamentos no período da ocupação holandesa, por exemplo; passando por um estudo sobre a da prática do ritual da jurema; chegando na contemporaneidade com a localização dos indígenas a partir do Censo e as atuais reivindicações de direitos territoriais em Pernambuco e no Nordeste.

É importante destacar que os limites do que chamamos de Pernambuco indígena são bem diferentes dos atuais limites estaduais, seja porque os povos indígenas nunca ficaram presos em fronteiras artificiais, seja porque as próprias fronteiras de Pernambuco variaram muito no tempo, chegando a abranger boa parte do que hoje é o Nordeste.

Para o lançamento, o conteúdo do Atlas está organizado em 20 postagens compostas de textos, mapas georreferenciados interativos e imagens, divididas em duas seções. Na seção Cartografias, estão textos mais curtos que acompanham a leitura dos mapas, são reflexões panorâmicas e com referências a outros trabalhos para aprofundar os conhecimentos. Já a seção Artigos conta com publicações que são frutos de pesquisas mais elaboradas, realizadas pela equipe do projeto e por pesquisadores convidados.

Data da última modificação: 25/01/2023, 15:52

Contatos Contatos