A obra, publicada pela Editora UFPE, foi organizada pela professora Bartira Ferraz Barbosa, do Departamento de História da UFPE
Amanhã (6), às 18h, no Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças), será realizado o lançamento do livro “Tapuias e Taperas em mapas Georg Marcgraf”. A obra, publicada pela Editora UFPE, foi organizada pela professora Bartira Ferraz Barbosa, do Departamento de História da UFPE.
O livro reúne oito capítulos bilíngues com diferentes estudos sobre o mapa “Brasilia qua parte paret Belgis”, com cartografia de Georg Marcgraf e desenhos atribuídos a Frans Post. Nesses textos, os autores ampliaram as pesquisas publicadas no livro “Afroindigenous Space on the Map Brasilia qua parte paret Belgis” (2013, Editora UFPE), usando da interdisciplinaridade em leituras paleográficas, geográficas e iconográficas. A metodologia utilizada pelos autores para o estudo da cartografia produzida por Marcgraf no século XVII e dos desenhos atribuídos a Frans Post foi de suma importância para o desenvolvimento de novas leituras sobre os espaços afro e indígenas da época.
Durante o lançamento, ocorrerá a estreia do filme “Tawê: mestre das cafurnas”, um curta metragem do Coletivo Fulni-ô de Cinema, com direção de Hugo Fulni-ô.