Notícias Notícias

Voltar

Lançamento de livro sobre antropologia e estudos de cinema acontece em março

Livro "Ethnographies of On Demand Films" tem como editor o professor de Antropologia e Museologia da UFPE Alex Vailati

O lançamento do livro "Ethnographies of On Demand Films. Anthropological Exploration of Commissioned Audiovisual Productions", que trata sobre antropologia e estudos de cinema, acontece no próximo dia 10, às 17h. Para acompanhar o lançamento, os interessados devem preencher o formulário eletrônico com nome, sobrenome e e-mail.

O livro foi editado pelo professor de Antropologia e Museologia e coordenador do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da UFPE Alex Vailati e pela professora e investigadora no Centro de Estudios Antropológicos em El Colegio de Michoacán (México) Gabriela Zamorano.

Através de uma abordagem inovadora, que faz a ponte entre a antropologia e os estudos de cinema, o livro tem como foco a mídia “on-demand”, que constitui uma parcela significativa da prática de mídia contemporânea. Ele conecta o cinema sob demanda, familiar e vernacular não apenas com a pesquisa etnológica, mas também com o campo sobreposto dos estudos da memória.

Introdução

Nas últimas duas décadas, o advento de tecnologias de vídeo baratas e fáceis de usar contribuiu para uma revolução na agência de representação. Os vídeos agora são feitos por unidades de produção que às vezes são compostas por famílias, igrejas, grupos musicais, associações comunitárias ou outras instituições. Assim, vídeos sob demanda produzidos e distribuídos em redes locais e atípicas moldam profundamente os imaginários urbanos contemporâneos. Este livro explora as relações entrelaçadas entre infraestrutura, tecnologia e modernidade por meio de um campo comum, mas pouco estudado, de produção audiovisual "sob demanda", que envolve processos de negociação e interação entre clientes e videomakers comissionados. Os filmes sob demanda são considerados como um espaço de colaboração e autorrepresentação, que permite refletir sobre o potencial da ficção, do artifício e da montagem para concretizar desejos materiais, aspirações e ideias de futuro.

Data da última modificação: 21/02/2022, 18:30

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links