I Seminário de Antropologia das Elites - Filmar as Elites é realizado no dia 4 de outubro

O evento é promovido pelo Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da UFPE e parceiros

O I Seminário de Antropologia das Elites – Filmar as Elites será realizado, no dia 4 de outubro, das 9h30 às 21h30, no Auditório Iracema Lima Pires Ferreira, no Centro de Educação (CE) da UFPE, Campus Recife. O evento, que é gratuito, visa a explorar o complexo campo das produções audiovisuais que se relacionam às elites. Para participar, não é necessário fazer inscrição.

O seminário juntará antropólogos/as que trabalham com meios visuais sobre o tema “elites” e cineastas que realizaram relevantes obras sobre grupos que detêm algum tipo de poder, evidenciando a relevância desta produção e os desafios que comporta. O objetivo é confrontar metodologias, linguagem e dispositivos adotados e compartilhar as inquietações que comporta esta exploração.

Segundo a literatura antropológica, o termo “elites” não é absoluto, mas evidentemente relacional e visa a identificar as múltiplas desigualdades entre grupos sociais diferentes. O posicionamento do pesquisador/a-cineasta, neste sentido, irá necessariamente influenciar a definição do grupo que é caracterizado como uma “elite”.

O I Seminário de Antropologia das Elites é realizado pelo Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da UFPE, Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Fifer), Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da UFPE, Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea (LEC) e CNPq.

Mesa 1. Por uma Antropologia das Elites

Auditório Iracema Lima Pires Ferreira – CE/UFPE (das 9h30 às 12h30)

Antonio Motta (Universidade Federal de Pernambuco) – Do Alto, de Baixo e dos Lados: uma Agenda de Pesquisa para a Antropologia das Elites no Brasil

José Ribeiro (Universidade Aberta de Lisboa) – Olhares Periféricos e Experiências