Notícias Notícias

Voltar

Evento homenageia programador Geraldo Pinho; iniciativa integra projeto do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE

O LAV-UFPE é coordenado pelo professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia

Com informações da assessoria de imprensa do projeto O Programador

O programador de cinema Geraldo Pinho recebe homenagem com a exibição da versão digital do seu filme “A Batalha dos Guararapes Parte II”. A sessão especial será realizada, no dia 5 de março, às 19h30, no Teatro do Parque, área central do Recife, com portões abertos ao público (os ingressos serão disponibilizados gratuitamente na bilheteria do teatro uma hora antes da projeção). A iniciativa integra o projeto “O Programador”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da UFPE, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, via Funcultura, sistema de lei de incentivo à cultura estadual mantido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe.

O filme “A Batalha dos Guararapes Parte II” tem roteiro e direção de Geraldo Pinho, Fredi Maia e Paulo André Leitão. Gravado originalmente em Super 8, o curta, que data do final da década de 1970, foi recuperado e digitalizado por meio da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros, um projeto do Cine Limite em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. A exibição do dia 5 tem o apoio da Prefeitura do Recife e do Teatro do Parque.

Após a exibição, será promovida uma roda de conversa com a participação de Kate Saraiva e Janaína Guedes, ambas integrantes do Movimento Cinerua, além do jornalista e programador de cinema Luiz Joaquim (Fundaj), do professor aposentado da UFPE e doutor em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris Paulo Cunha, do jornalista Paulo André Leitão e de Leonardo Paiva, filho do homenageado.

A noite contará ainda com a exibição do curta “Por Trás da Tela”, da Agência Cabine, realizado por Aline Albuquerque, Dhamierys Rodrigues, Júlia Lima, Leonardo Cícero, Leonardo Neves e Mônica Silva. Trata-se de uma entrevista gravada com Geraldo Pinho no ano de 2019.

HOMENAGEADO - Com uma vida dedicada ao cinema de Pernambuco, não só às produções, mas principalmente à gestão de espaços de exibição e à programação de filmes desses locais, Geraldo Pinho deixou um legado único. O profissional respondeu pelas principais salas de cinema de rua do Recife no século 20. Geraldo Pinho, que gostava de ser chamado de “Cinemero”, faleceu, em 2021, aos 70 anos de idade.

A missão de contar a história deste criador, pesquisador, professor e apaixonado por cinema levará à produção de um documentário no formato curta-metragem com previsão de lançamento no final deste ano. O doc “O Programador” incluirá cenas a serem gravadas no evento do próximo dia 5. 

O projeto “O Programador”, do LAV-UFPE, tem a seguinte ficha técnica: direção: Walter Andrade; codireção: Alex Vailati; produção: Júlia Morim; assistência de produção: Rayana Mendonça; roteiro: Alex Vailati, Walter Andrade; direção de Fotografia: Rennan Peixe; som: Miguel Bittencourt; incentivo: Funcultura Audiovisual.

O LAV-UFPE é coordenado pelo professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

Mais informações
lav.ufpe@ufpe.br

Data da última modificação: 29/02/2024, 14:38

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links