Notícias Notícias

Voltar

Espaço Trans do HC recebe visita do Ministério da Saúde e da SES

O HC tem um dos nove ambulatórios que recebem a população trans e é um dos cinco a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil

O Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE recebeu a visita de três representantes do Ministério da Saúde e um da Secretaria Estadual de Saúde, ontem (25). O ambulatório responsável pelo acolhimento de cerca de 280 pessoas trans é referência no país. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A equipe do MS e da secretaria foi recebida pelo superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, pela coordenadora do Espaço Trans, Suzana Livadias, membros do Espaço Trans e estudantes de mestrado que pesquisam a temática. “Viemos conhecer a experiência exitosa do HC e replicá-la pelo país e provocar uma troca de expertise e de conhecimento”, explicou a consultora técnica do Ministério da Saúde, Janne Dias, que esclareceu sobre a possibilidade de convênios e sobre a necessidade de ampliação da rede. O HC tem um dos nove ambulatórios que recebem a população trans e é um dos cinco a realizar a cirurgia de redesignação sexual do Brasil, o único do Norte-Nordeste.

Foto: Yago Mendes

Equipe do MS veio conhecer experiência exitosa do HC

Mais do que a cirurgia de transgenitalização ou a hormonioterapia, a equipe do Espaço Trans traz um olhar global, prestando um acolhimento a essas pessoas, muitas vezes, marginalizadas pela sociedade. “A gente busca resgatar a integridade do cuidado com essas pessoas que sofrem violação de seus direitos sociais, que buscam a aceitação da sociedade e que não sabem como conseguir o nome social nos seus documentos, entre outras coisas. A cirurgia é só uma das etapas do processo e que ela pode existir ou não”, explicou Suzana Livadias.

O superintendente Frederico Jorge Ribeiro acrescentou que este encontro foi importante para dar uma maior visibilidade ao Serviço e fortalecer a relação, a fim de estimular linhas de pesquisa e melhorar a qualidade da assistência prestada ao usuário.

Mesmo compondo uma rede muito pequena de hospitais que fazem esse tipo de atendimento, demandando bastante do serviço, o HC tem se destacado no cuidado a essas pessoas. “O HC é um dos poucos que mantêm o crescimento no número de atendimento às pessoas trans e é o primeiro serviço do Brasil que faz esse acolhimento com uma visão mais ampla, já de acordo com a nova portaria do Ministério da Saúde”, disse a analista técnica de Políticas Sociais do Ministério, Jéssica Bernardo. “Para Pernambuco, é muito importante ter um hospital do porte do HC fazendo esse acolhimento”, atestou o coordenador estadual de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, Luiz Valério.

 

Data da última modificação: 27/09/2017, 17:10

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links