Igor Pedroza terá um mandato de um ano para contribuir com a difusão da Ciência Aberta
O doutorando Igor Pedroza, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE, foi selecionado para ser embaixador da Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR), uma iniciativa multidisciplinar para promoção de práticas de pesquisa transparentes e confiáveis na comunidade científica do Brasil. Com isso, ele terá um mandato de um ano para contribuir com a difusão da Ciência Aberta.
Dos 19 selecionados por meio da chamada lançada pela organização, quatro pessoas são da Região Nordeste. Ao longo de 12 meses, os embaixadores desenvolverão iniciativas como, por exemplo, projetos de metaciência, atividades educacionais e formação de comunidades.
Igor Pedroza participa de dois grupos de pesquisa no PPGArq: Arqueologia da Alimentação e Cultura Material (AACM - UFPE); e Grupo de Estudos em Arqueologia, Geociências e Tecnologias - GEAGT – UFPE. Nas atividades da Rede, ele, que já foi bolsista de doutorado Capes/CNPq, vai tratar dos princípios da Ciência Aberta, gerenciamento bibliográfico, construção e compartilhamento de datasets e da importância dos usos de linguagem de programação, especialmente R.
Os demais estudantes selecionados são: André Luís da Silva (UFC), Francisco Barreto (UFMA), Guilherme Freccia (UDESC), Gustavo Dídimo (UFPR), Isis Trajano (USP-PR), Juliana Leonel (UFSC), Juliane Fernandes (USP-PR), Leonardo Magalhães (UFSCar), Leonardo Uieda (USP), Lucas Amorim (UFSC), Manuela Ferreira (UFRGS), Matheus Salles (UFPR), Pedro Bin (UFSC), Rachel de Paula (PUC-RS), Rafaelly Stavale (UnB), Ricardo Ceneviva (UFABC), Thamyres Gonçalves (UFRJ) e Túlio de Gois (UFS).