Notícias Notícias

Voltar

Coordenador do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE participa do I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia

Evento ocorre de amanhã (6) ao dia 10 deste mês, em Belém (PA)

O professor Renato Athias, coordenador do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPE, vai coordenar mesa temática que acontecerá na quinta-feira (7) sobre “Cinema Indígena, Temas e Problemas” no I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia, a ser realizado de amanhã (6) a 10 deste mês, em Belém (PA). O colóquio reúne cineastas indígenas e outros produtores do cinema indígena, pesquisadores, estudantes e realizadores para discutir e fomentar produções acerca do encontro, antigo e complexo, entre Cinema e Antropologia e suas múltiplas e diversas relações.

O colóquio  será composto por comunicações divididas por eixos temáticos, conferências com convidados especiais, oficinas e exibições de filmes.

Hoje (5), antecipando o colóquio, ocorre o II Festival do Filme Etnográfico do Pará, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual – Visagem e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA, com parceria do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPE.

O festival está em sua segunda edição, reiterando o desejo de difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área da sociologia e antropologia, além de promover o diálogo entre produtores e pesquisadores que se interessem pela temática.

Foram selecionadas produções nacionais e internacionais de filmes sobre as questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos e temas de interesse das Ciências Sociais e afins. Na Mostra Competitiva serão premiados, com o Troféu Jean Rouch, o Melhor Filme Etnográfico Curta-Metragem, o Melhor Filme Etnográfico Média-Metragem, o Melhor Filme Etnográfico Longa-Metragem e o Melhor Filme do Júri Popular. Os filmes não selecionados para a Mostra Competitiva poderão ser exibidos em mostras paralelas do festival, divididas por temáticas e com curadorias próprias.

 

 

Data da última modificação: 05/11/2019, 15:04

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links