Destaques Destaques

Cecine promove retomada da requalificação do parque de ciências José Leite Lopes

Com a proposta de Requalificação do Parque de Ciências José Leite Lopes, da Universidade Federal de Pernambuco, o professor Marcio Ananias Ferreira Vilela (coordenador da Cecine-UFPE) promoveu um diálogo com parceiros do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Colégio de Aplicação da UFPE, visando a retomada das ações que irão potencializar e expandir o uso desse espaço de extrema importância às atividades propostas pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste da UFPE (Cecine).
O Parque de Ciências José Leite Lopes recebeu esse nome em homenagem ao cientista Pernambucano José Leite Lopes, um dos grandes nomes da Física, reconhecido no Brasil e no mundo. Instituído em 2004 e sediado na Cecine, o parque constitui um singular e estratégico canal para a UFPE difundir conhecimentos científicos à comunidade, favorecendo a popularização da ciência e a educação científica, de forma inusitada e estimulante. O parque tem como público alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas do Recife e Região Metropolitana, convidados a participarem de experimentos interativos e de atividades e exposições ao ar livre.

Requalificação

Atualmente, se faz necessária uma requalificação e expansão de sua utilização que propicie melhores condições para recebimento dos visitantes, com uma proposta de abranger um público maior e mais diverso, interno e do entorno, além dos atendidos anteriormente, ofertando um espaço híbrido de convivência e formação acadêmico- cidadã, com a proposição de ideias autossustentáveis que estão sendo pensadas em parceria com professores do Colégio de Aplicação, professores de arquitetura e urbanismo, estudantes de doutorado

A primeira reunião de 2022, organizada pela atual condutora do projeto de requalificação do parque, Roberta Baudel, ocorreu no espaço físico da Cecine com a presença do Prof. Márcio Vilela (Coordenador da Cecine); da professora Ana Rita Sá Carneiro (Coordenadora do Laboratório da Paisagem do Deptº de Arquitetura e Urbanismo da UFPE), Profa. Onilda Gomes Bezerra (Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE), dos doutorandos do Laboratório da Paisagem da UFPE: Wilson de Barros, Jonatas Souza e Joelmir M. Silva que expuseram sobre o Projeto Paisagístico CECINE. Na reunião também esteve presente Prof. Ricardo Amaral, professor de Física do Colégio de Aplicação do Recife e coordenador do Laboratório de Física do Projeto Oficinas Científicas, que contribuiu com a exposição de ideias para a elaboração de novos experimentos e equipamentos didáticos atrelados à viabilização de espaços de convivência (área de encontro para eventos e feiras; circuito pedagógico; áreas de estar para os alunos e visitantes, dentre outras).
A reunião foi finalizada com a visita in loco ao Parque, onde os proponentes tiveram oportunidade de apreciar todo o potencial a ser requalificado e disponibilizado ao público.

Data da última modificação: 25/04/2022, 12:38

Contato Contato

Av. Economistas, nr.9 -Cidade Universitária - Recife -PE- (na entrada lateral da UFPE) CEP: 50740-520