Notícias do CE Notícias do CE

Voltar

Comissão de Bioética e a relação entre médico e paciente são abordadas em Jornada no HC

Coordenador da CBC do HC, Josimário Silva, destacou as ações neste quinquênio e os seus desafios

A importância da Comissão de Bioética Clínica (CBC) e a relação médico-paciente foram abordadas na III Jornada de Bioética Clínica do HC-UFPE, realizada na manhã de hoje (24), no anfiteatro 4, em comemoração aos cinco anos da CBC do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Passarinho

Coordenador Josimário Silva ressaltou atualidade dos desafios éticos

O coordenador da CBC do HC, Josimário Silva, destacou as ações neste quinquênio e os seus desafios. “As grandes questões médicas da atualidade não são de cunho técnico, mas sim de ordem moral. O profissional sabe o que pode fazer tecnicamente em seu ofício, mas também se pergunta: ‘eu devo fazer?’. É quando entra a questão moral que deve respeitar a dignidade e a autonomia do paciente. Discutir a bioética é discutir a dignidade da pessoa”, explica Josimário.

O grupo multidisciplinar que compõe a CBC do HC tem como próximas metas a criação do Serviço de Bioética Clínica na unidade hospitalar e o mestrado na área. “Isso nos permitiria uma aproximação ainda maior com as equipes de assistência e nos manteria na vanguarda nessa área”, salienta Josimário Silva, que destacou as funções consultiva, normativa e educativa da CBC.  

O evento prosseguiu com a palestra “Comissão de Bioética Clínica: Exigência jurídica/ética/bioética na relação com o paciente”, ministrada pela professora de Direito da USP, Livia Armentano Zago, com larga experiência em atuação no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Livia Zago traçou um esboço histórico das relações entre o médico e o paciente desde a Idade Antiga até os dias atuais marcados pela tecnologia e o seu maquinário, além da legislação que protege a autonomia da pessoa. “Ao longo do tempo, há várias características nessa relação como o aspecto paternal (o cuidador e o ser cuidado), o da técnica (o conhecimento do exercício), o de amizade (baseado na confiança e confidencialidade) e o contratual (regido pelo Código de Defesa do Consumidor)”, destaca.  

A palestrante salientou ainda pontos importantes que devem existir nessa relação entre médico e paciente a ser pautada sempre pelo diálogo. “A veracidade é fundamental, assim como o respeito à privacidade e à intimidade, além da importância do consentimento do paciente em seguir tal tratamento ou conduta”, explica Lívia.

 

 

Data da última modificação: 24/05/2019, 18:30

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
81 2126.8801
Coord. Licenciaturas
(81) 2126.8802
Coord. Setorial de Extensão
(81) 2126.8803
Coord. Administrativa
(81) 2126.8321
Coord. Infraestrutura
(81) 38795998

Equipe Equipe

Diretor
Profº. Alfredo de Macêdo Gomes
81 2126.8810
Vice-Diretora
Profª. Ana Lúcia Félix
81 2126.8810
Assessoria de Comunicação
81 2126.8321
Secretaria
Everton de Castro Gomes

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco

(81)21268810