Notícias do CE Notícias do CE

Arte-educadora Noêmia de Araújo Varela é a nova Doutora Honoris Causa (in memoriam) da UFPE

Falecida há dois anos, aos 99 anos, a professora foi a fundadora da Escolinha de Arte do Recife

A professora e arte-educadora Noêmia de Araújo Varela recebeu o título de Doutora Honoris Causa (in memoriam) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ontem (12) à tarde, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. Falecida há dois anos, aos 99 anos, a fundadora da Escolinha de Arte do Recife foi representada pela atual diretora da instituição, professora Maísa Silva.

Fotos: Passarinho

Título foi entregue à atual diretora da Escolinha de Arte do Recife, Maísa Silva

A solenidade teve início com a apresentação de violão da estudante Andréa Alencar, do curso de Música da UFPE. O discurso panegírico foi proferido pelo professor Everson Melquíades, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), autor da proposta. “A concessão do título é um gesto de reexistência”, defendeu. “Estamos diante de uma mulher que é símbolo da arte-educação no Brasil.”

Ao contar a história da professora, Melquíades destacou que o ensino da arte no país se divide entre antes e depois de Noêmia Varela. Ela também teve papel importante na defesa da arte na educação de crianças especiais, das quais não via as deficiências, mas sim as potencialidades. De acordo com o professor, existem vários novos estudos sobre a arte-educadora sendo publicados e seus ensinamentos seguem influenciando gerações.

Reitor destacou que a contribuição da professora para o campo das artes ultrapassa as fronteiras do tempo

“Ela é uma presença constante nos nossos estudos”, afirmou Maísa Silva. O professor Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que pesquisou a obra de Noêmia Varela no mestrado, fez uma introdução ao vídeo “Noêmia Varela: uma vida, fazeres e pensares”, disponível no YouTube e realizado em parceria com o professor Fábio Lago, da Faculdade de Olinda (Focca), também presente.

O reitor Anísio Brasileiro, que presidiu a solenidade, ressaltou que a contribuição da professora para o campo das artes ultrapassa as fronteiras do tempo. “Seu papel em fazer emergir as potencialidades das crianças foi muito importante”, disse. Também fizeram parte da mesa do evento o diretor do Centro de Educação (CE), Alfredo Gomes, e a chefe do DMTE, professora Patrícia Smith.

Data da última modificação: 13/12/2018, 16:23

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto