Notícias do CE Notícias do CE

17/05/2024 Colóquio (Presencial) A saga da Ciência no Brasil - Sergio M. Rezende (Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio (Presencial) que será apresentado nesta sexta-feira, dia 17/05/2024

Palestrante:

Sergio M. Rezende

Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco

Título:

A saga da Ciência no Brasil

Resumo:

A Ciência teve um início tardio no Brasil. Na década de 1960 o País tinha pouquíssimos cientistas e pesquisadores, não havia regime de tempo integral para docentes nem ambiente de pesquisa nas universidades. Na palestra serão apresentados os marcos que levaram a uma mudança neste cenário nas últimas décadas e que proporcionaram grande avanço no quadro de C&T no Brasil, e também os retrocessos nos últimos anos que ameaçaram o futuro do País. Finalmente, serão apresentadas as medidas iniciais do Governo do Presidente Lula para C,T&I e as informações sobre a 5ª Conferência Nacional de C,T&I que será realizada em 4-6 de junho próximo e as intensas atividades nos eventos prévios.

Mini Biografia:

Em Cambridge, nos Estados Unidos, obteve os títulos de Mestre em 1965 e de Doutor em 1967, ambos em Electrical Engineering-Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology. Foi professor associado na PUC/RJ em 1968-1971, professor titular na UNICAMP em 1971 e desde 1972 é professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, atualmente Emérito. Trabalha em pesquisa na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, magneto-óptica, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica. Em gestão de CT foi Chefe do Departamento de Física e Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, Diretor Científico da FACEPE e Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco no Governo de Miguel Arraes. Foi Secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em julho de 2005 deixou a Presidência da FINEP para assumir o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010 quando encerrou o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

Local: Auditório do Departamento de Física / CCEN / UFPE

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto